23/07/2019
Três trabalhos da área de abrangência da 4ª Regional de Saúde foram premiados no 4o Prêmio Inova Saúde Paraná, realizado na sexta-feira, dia 12 de julho, em Londrina. Os trabalhos ficaram nas primeiras posições em seus eixos temáticos, onde concorriam 36 trabalhos em cada eixo.
No eixo “Memória e História da Saúde Pública do Paraná”, Patrícia Padilha Sobutka e Juliana Trinkaus Menon, da 4ª Regional de Saúde, ficaram em 1º lugar com a apresentação do portfólio das ações realizadas na saúde em 2018, com o resgate histórico do trabalho integrado com o plano estadual e as Redes de Atenção à Saúde, fortalecendo e evidenciando a saúde nos municípios da 4ª Regional de Saúde.
Já no eixo da “Assistência Farmacêutica no Paraná”, Fernanda Luize Faria, também da 4ª Regional de Saúde, ficou em segundo lugar com o trabalho “Avaliação do acompanhamento farmacoterapêutico nos pacientes com dislipidemia no componente especializado da assistência farmacêutica (Ceaf): ensaio clínico experimental”.
No eixo da “Saúde Bucal no Paraná”, Julio Armando Canido Mendez, da Secretaria Municipal de Saúde de Inácio Martins, ficou em segundo lugar ao apresentar o trabalho sobre os 20 anos de clínica do bebê em Inácio Martins, com suas evoluções e benefícios na saúde bucal.
Mostra
A premiação aconteceu durante 5ª Mostra de Pesquisas em Saúde, ocorrida nos dias 11 e 12 de julho, em Londrina. A Mostra foi divida por 16 eixos de trabalho e tinha como tema central “Pesquisa e inovação em saúde no Paraná: inovando e valorizando a vida”.
Quase 400 trabalhos foram avaliados por uma Comissão Cientifica, e 365 projetos de pesquisas e relatos de experiências participaram da Mostra. Da área de abrangência da 4ª Regional de Saúde, foram inscritos e apresentados 14 trabalhos. O diretor da 4ª Regional de Saúde, Walter Henrique Trevisan, também esteve presente no evento.
Além dos trabalhos premiados, também foram apresentados pela 4ª Regional os seguintes trabalhos: “Monitoramento das ações dos núcleos de segurança do paciente nos hospitais da 4ª Regional de Saúde” (Emanuelli Mazur Ianoski Neuls); “Ginástica laboral para servidores e funcionários da 4ª Regional de Saúde do Estado do PR” (Caroline Gianna da Silva); “Planejamento Estratégico em saúde: ferramenta importante para a organização do controle social, fortalecimento da cidadania e âncora na perspectiva política e democrática dos princípios do SUS” (Patrícia Padilha Sobutka / Juliana Trinkaus Menon); “Apoiar a humanização nos hospitais: um desafio para a rede de serviços na atenção e gestão do SUS, desenvolvendo atitude de escuta ativa e acolhimento aos trabalhadores, gestores e usuários” (Patrícia Padilha Sobutka / Juliana Trinkaus Menon); “Um novo olhar sobre o papel do controle social e sua importância para a gestão democrática e participativa” (Juliana Trinkaus Menon / Patrícia Padilha Sobutka); “Fortalecimento do controle social através da ouvidoria ampliando o canal de comunicação entre gestão e os usuários para construção de um SUS com equidade” (Juliana Trinkaus Menon / Patrícia Padilha Sobutka); Cuidado farmacêutico e avaliação da adesão à terapia antirretroviral em pessoas vivendo com HIV/AIDS (Marcio Rodrigo Schoenherr).
O Hospital de Caridade Dona Darcy Vargas, de Rebouças, também apresentou o trabalho “Um novo modelo de assistência em reabilitação – Unidade de Cuidados Continuados Integrados/UCCI”, de autoria de Marcio José Gobor, Diovana Catarina Sabin e Lays Cabral.
O Cis/Amcespar apresentou o trabalho “Grupo para crianças e adolescentes com diabetes mellitus tipo 1: um relato de experiências sobre a prática interdisciplinar em um Ambulatório de especialidades", de Emalline Angélica de Paula Santos.
Já a Secretaria Municipal de Saúde de Inácio Martins apresentou mais dois trabalhos, além do premiado: “Integração da APS no acolhimento da gestante” (Silvane do Carmo Gavronski) e “Acolhimento as puérperas do município e Inácio Martins no hospital referência – Santa Casa de Irati” (Ana Paula Klosovski).
A Mostra foi realizada e promovida pelo Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Inesco), em parceira com a Secretaria de Estado da Saúde/Escola de Saúde Pública do Paraná (SESA/ESPP), com a co-promoção da Prefeitura Municipal de Londrina e da Centro Universitário Filadélfia (Unifil).
Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul
Foto: Divulgação