facebook

Irati chegará aos 40 quilômetros de ruas pavimentadas na atual gestão

A Secretaria de Planejamento e Coordenação reuniu as obras de pavimentação do município no projeto “Asfalto Novo”, lançado nesta semana

25/09/2019

Irati chegará aos 40 quilômetros de ruas pavimentadas na atual gestão

“Concentrar para ter uma dimensão do quanto está sendo feito em Irati”. Com está proposta, o prefeito Jorge Derbli aproveitou o momento da entrega de uma Ordem de Serviço de Pavimentação para a empresa TCE Engenharia, na terça-feira (17), para reunir as obras de pavimentação terceirizadas já feitas, em andamento ou processo de licitação no projeto “Asfalto Novo”.  Ao todo são 286.833 metros quadrados de asfalto em 70 ruas do perímetro urbano de Irati e interior do município.

“É o maior projeto de pavimentação urbana e rural da história de Irati, não só em extensão em um único programa, mas em número de ruas e também beneficiando a zona rural”, afirmou o  secretário municipal de Planejamento e Coordenação, João Antônio Almeida Junior.  E ele complementa, “em média que cada rua em Irati tem sete metros de largura, então nós vamos atingir mais de 40 quilômetros de asfalto novo”.

De acordo com o prefeito, essas obras representam o cumprimento de um compromisso de pavimentação com o município de Irati. A maioria das ruas está situada nos bairros, sendo apenas quatro na área central da cidade. A definição dos locais que receberão as obras se deu a partir das reivindicações da população, feitas principalmente aos vereadores.

“Quero parabenizar o Executivo pela forma que colocou o projeto, através das reivindicações feitas pelos vereadores”, disse o presidente da Câmara Municipal de Irati, Nei Cabral.

De acordo com o secretário de Planejamento, ocorreu o cruzamento de dados dos levantamentos que o município já tinha, com os problemas que os vereadores trouxeram. “Por exemplo, o bairro DER, o bairro Santo Antônio, nós não temos nem como escolher as ruas, de tão deterioradas que estão. Estes dois bairros vamos fazer inteiros”, disse João Almeida Júnior.

Ordem de Serviço

O conjunto de lotes de pavimentação autorizados para a TCE Engenharia, nesta semana, engloba recursos municipais da ordem de R$ 11.540.548,93, dos quais R$ 10 milhões são provenientes do financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), produto lançado pela Caixa Econômica Federal para facilitar e ampliar a concessão de crédito para obras de saneamento ambiental, transporte, logística e energia.

Pelo projeto, serão realizados mais de 100.000 metros quadrados de recape, 22.909,75 metros de novas pavimentações, a serem feitas no prazo de dez meses.  

Novas pavimentações deverão ser executadas em ruas dos bairros Jardim Virgínia, Jardim Aeroporto, Vila São João e DER. No centro da cidade, a Rua Sete de Setembro ganhará revitalização em toda sua extensão.

Receberão recapes ruas dos bairros Canisianas, Colina Nossa Senhora das Graças, Centro, Alto da Glória, DER, Rio Bonito, Jardim Califórnia, Jardim Aeroporto, Vila São João e Stroparo.

No interior, estão contemplados neste projeto a pavimentação no Pinho de Baixo, dentro de Colônia Gonçalves Junior, no Cerro da Ponte Alta, no Rio do Couro, entre outras comunidades.

Os engenheiros Eliel Linhares e Leonardo Ferreira representaram a empresa TCE Engenharia na entrega da Ordem de Serviço. “O nosso comprometimento com o município é entregar essas obras no menor prazo possível e na melhor qualidade, assim como é respaldado em edital”, disse Eliel.  

Empregos

Cerca de 200 empregos diretos estão sendo gerados em Irati devido às obras que estão sendo feitas pela TCE Engenharia, que são: estrada Irati – São Mateus, seis quilômetros de pavimentação até o Pinho de Baixo,  e o lote de pavimentação e recapes cuja ordem de serviço foi entregue neste dia 17.

“Hoje nós temos 130 funcionários, temos mais 10 vagas e agora [com o novo lote de pavimentações] vamos abrir mais umas 60 vagas”, disse o engenheiro Eliel. Além dos empregos diretos, o prefeito Jorge Derbli destacou que ainda têm os indiretos e toda a movimentação da economia gerada pelas obras.

 Outras obras

Além das regiões da cidade contempladas com recapes pelo Finisa, outras obras de pavimentação e recapeamento também estão programadas, ou até mesmo já concluídas, através de diferentes convênios e programas de melhorias, a maioria com expressiva contrapartida financeira municipal. É o caso, por exemplo, pavimentação da Rua Augusto Anciutti Sobrinho, na Vila Matilde, em Irati, que dá acesso ao Instituto Federal do Paraná (IFPR), e ruas do Bairro Camacuã, já finalizadas.

Letícia Torres

Fotos: Letícia Torres/Hoje Centro Sul 

Comentários

🗞️📰 Edição 1574 - Já nas bancas
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580