facebook

O videoclipe “Xoxolo é vida”, sobre secretário de Esportes, repercute em Irati

26/09/2019

O videoclipe “Xoxolo é vida”, sobre secretário de Esportes, repercute em Irati

Um videoclipe intitulado “Xoxolo é vida” está repercutindo na cidade de Irati desde o início desse mês de setembro. O vídeo faz referência ao secretário de Esportes de Irati, Antônio Celso de Souza, conhecido como “Xoxolo” e chama a atenção pela qualidade da produção audiovisual e pelo excesso de superlativos.

“Secretário de Esportes, alienígena, semideus”, diz um trecho da música interpretada por cinco rapazes. Em outra parte, afirma: “Ninguém consegue vê-lo sem venerar”.  E ainda: “Ele tem uma pinta do lado esquerdo da boca, suficiente para deixar qualquer ‘mina loca’”.

O videoclipe provocou diversos tipos de interpretação pelo público.  Dentre elas, sátira ao secretário, homenagem irreverente ou vídeo pago de autopromoção política – pois Xoxolo é ex-vereador e em 2020 teremos eleições municipais.

“Xoxolo é vida” foi produzido e publicado por André Stezky e Anderson Scharlau em seus respectivos canais no Youtube, e tem a participação de outros três rapazes. Todos os jovens são alunos do curso de Educação Física da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), no Campus Irati.

Segundo Anderson, a palavra “Xoxolo” teria virado motivo de brincadeira entre eles. “O Xoxolo compareceu um dia na Universidade representando a Secretaria de Esportes, para a inauguração da Arena Society. Durante a solenidade, o apresentador disse: ‘Nós queremos agradecer a presença do nosso amigo Xoxolo’. Na hora eu e os amigos da minha sala achamos interessante e virou uma brincadeira falar ‘Xoxolo’ para tudo. Era engraçado”, explica.

Após conhecer o secretário pessoalmente, o grupo de amigos diz ter decidido homenageá-lo. “Depois que conhecemos ele, vimos que era uma boa pessoa e humilde. Resolvemos que iríamos transformar ele em uma referência do esporte para nós. Já que fazemos curso de Educação Física. Uma vez eu e meu amigo André –  que produziu o vídeo comigo –  vimos no YouTube uma música eletrônica e resolvemos que iríamos fazer um videoclipe parecido em homenagem para o Xoxolo”, afirma Anderson.

O secretário foi informado sobre a criação do vídeo. “Antes de fazer o vídeo eu conversei com o Xoxolo para não ter problema de receber um processo depois. Perguntei e ele disse que estava tudo bem em fazer a homenagem”, conta.

O vídeo foi produzido em quatro dias, com uma câmera emprestada. Os amigos dizem ter virado a madrugada criando a letra e o beat – termo utilizado por músicos para indicar ritmo. “Foi um dia inteiro para fazer o vídeo e dois dias de edição. O vídeo foi gravado todo na Unicentro, com exceção da cena do cereal, que foi gravada na casa de outro amigo”, explica.  

Anderson avalia a repercussão que o seu vídeo trouxe e já faz planos para o futuro. “Um dia eu estava no bebedouro de água da universidade e o pessoal estava ouvindo no corredor a música. Quando me viram disseram: ‘Olha o cara que cantou o Xoxolo’. Tive meus cinco minutos de fama. Quanto ao Xoxolo, ele gostou do vídeo, porém ficou chateado de um pessoal ter dito que o vídeo foi comprado visando interesse político, quando na verdade, foi apenas uma homenagem sem outra intenção, foi uma brincadeira mesmo. Pretendemos continuar fazendo mais vídeos para frente. A princípio, de todas as secretarias, pelo menos uma pessoa. E depois do prefeito”, conta.

O secretário de Esportes comenta o que achou do vídeo. “Primeiramente eu fiquei surpreso. No começo do vídeo - quando abri no grupo do Varzeano - achei que fosse sacanagem. Quando eu ouvi concordei com o trabalho. Acho que ‘semideus’ eles exageraram um pouco em cima”, diz Xoxolo.

Anderson agradece o secretário, por ter aceitado a brincadeira. “Eu queria agradecer ao Xoxolo por não se irritar e gostar do vídeo. Fizemos até amizade por conta disso. Estamos organizando a Copa dos Jogos Universitários de Irati. Uma competição feita pelos alunos da Unicentro. E o Xoxolo vai patrocinar nos cedendo um troféu. Meu papel foi a divulgação e arrumar o troféu. Falei com o Xoxolo e juntamente com a Secretaria vão nos ceder o troféu. Já foi um plus na minha vida”, disse Anderson.

Texto: Da Redação/ Hoje Centro Sul

Foto: Anderson Scharlau

Comentários

🗞️📰 Edição 1580 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580