facebook

Em Irati, secretário estadual de Educação comenta projetos e ouve demandas dos diretores

23/10/2019

Em Irati, secretário estadual de Educação comenta projetos e ouve demandas dos diretores

Na manhã da última quinta-feira (17) o secretário estadual de Educação, Renato Feder, esteve na Câmara de Vereadores de Irati para participar de uma reunião com diretores das escolas do Núcleo Regional de Educação de Irati. À tarde, visitou as instalações do Colégio Estadual Presidente Costa e Silva, Colégio Florestal, em Irati.

Durante a reunião pela manhã, o secretário comentou sobre novos projetos e ouviu demandas dos diretores da região. Além de destacar projetos realizados pela pasta, o secretário também anunciou o programa Ganhando o Mundo, que deverá oferecer a alunos do 9º ano do Ensino Fundamental um programa de intercâmbio para cursar o 1º ano do Ensino Médio em países como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Austrália e Nova Zelândia. 30% das vagas deverão ser destinadas a alunos que são de famílias do programa Bolsa Família.

“O aluno precisa ter 90% de frequência, precisa ir bem na escola, ter média acima de 7, precisa participar da Prova Brasil e da Prova Paraná. Todos esse indicadores veremos no final do ano para selecionar os alunos para viajarem no ano que vem”, explicou o secretário.

O projeto ainda está sendo analisado pela Assembleia Legislativa do Estado do Paraná e deve ser votado na próxima semana.

Projetos

Outro destaque foi a Prova Paraná, que chegou a ter 94% de participação dos alunos. No programa Presente na Escola, que monitora a frequência dos alunos, a região possui 85,1% de frequência, mas deve subir para 91%.

Outro programa enfatizado pelo secretário foi o de Tutoria Pedagógica, lançado em março,  que oferece encontros presenciais semanais, acompanhamento pedagógico e formações continuadas com foco no desenvolvimento pedagógico. Em Irati, 90% das escolas do Núcleo participam do programa.

O secretário ainda destacou as obras realizadas na região que chegam a um total de quase R$ 500 mil. Projetos, em fase experimental, que pretendem levar programação às escolas e ensino de educação financeira também foram apresentados.

Demandas

Durante seus pronunciamentos, a secretária municipal de Educação de Irati, Rita de Cássia Penteado de Almeida, e o prefeito de Irati, Jorge Derbli apresentaram algumas demandas ao secretário.

O prefeito de Irati pediu mais recursos para o transporte escolar. “Nós sabemos que os municípios bancam o transporte escolar municipal, ao mesmo tempo, damos uma carona para o transporte estadual. Em Irati, diariamente, os 50 ônibus que temos para fazer o transporte percorrem em torno de 5 mil km. Transportamos em torno de 3.500 alunos, dos quais em torno de 2.000 alunos são da área estadual. E o recurso que vem do Estado, aqui em Irati, por exemplo, dá para manter só dois meses dos dez meses que a gente faz o transporte”, disse.

O secretário disse que o Governo do Paraná deverá aumentar os repasses do transporte aos municípios e também ajudar os municípios a aumentar a frota. “A Secretaria Estadual vai bancar 20% do custo do ônibus que a prefeitura vai poder comprar. Estamos liberando a compra de mil ônibus financiados pelo Banco Estadual, onde o Governo do Estado entra com 20%, o município entra com 80% e isso pode ser financiados em 10 anos, com juros muito baixos”, disse.

Rita Almeida pontuou que hoje o município realiza três provas para avaliação dos estudantes: Prova Irati, Prova Paraná e a Prova Brasil. “Peço para que o senhor com muito carinho, respeite essa autonomia, que o município tanto necessita e que a influencia do estado em certos momentos ela não é benéfica”, disse.

Segundo o secretário, a autonomia é respeitada e a pasta trabalha em parceria com os municípios. “Estamos convidando as secretarias municipais a utilizarem as ferramentas pedagógicas, como a Prova Paraná e o material pedagógico. Mas sempre preservando a autonomia do município”, relatou.

Diretores

A reunião contou com um espaço para os diretores apresentarem suas demandas. Assuntos relacionados ao trabalho dos professores, tecnologias e dificuldades com infraestrutura, além do número de profissionais nas escolas, foram os temas mais abordados pelos diretores.

Um dos principais pedidos foi em relação à infraestrutura e acesso à tecnologia. Os diretores comentaram que algumas escolas não possuem acesso à internet ou possuem acesso difícil. Isso faz com que escolas, especialmente as do campo, tenham dificuldade de acesso a serviços e programas do estado como o Registro de Classe On-line (RCO) e as correções da Prova Paraná.

Uma das dificuldades foi vista no depoimento da diretora Silvia Belozupko, da Escola Estadual Faxinal dos Francos, do interior de Rebouças. Ela contou que durante as correções da Prova Paraná, que são feitas on-line, teve que se deslocar da escola para sincronizar as notas no sistema. “A Prova Paraná, maravilhosa, só que para corrigir são dados os nomes da diretora. Não funciona [internet] lá dentro do colégio. Tinha que sincronizar lá na igreja. Corrigia a prova, ia lá na igreja para poder sincronizar”, relata.

De acordo com o secretário, o objetivo da pasta é aumentar o acesso de internet nas escolas em até 90%. Atualmente, segundo ele, 75% das escolas paranaenses têm acesso. “A licitação vai ocorrer no final de janeiro, onde vamos contratar internet de fibra ótica para uma quantidade maior de escolas e de uma maneira mais inteligente”, explicou. A expectativa é que escolas que tenham velocidade de conexão com a internet de 20 megabytes aumentem para 100 megabytes.

Os diretores também mencionaram que muitos professores estão sentindo-se desmotivados com ações como diminuição de hora-atividade, fim da licença-prêmio e outras medidas. Segundo os diretores, a desvalorização implica na saúde dos professores, que acabam pedindo atestados.

O secretário não comentou situações como o fim da licença-prêmio, mas em relação à saúde, disse que a pasta está estudando maneiras de ofertar um melhor acesso à saúde  para os professores como a contratação de um plano privado de saúde. Outro projeto é colocar a Perícia On-line, que deve funcionar a partir de novembro. “A pessoa ficou doente e ela precisa tirar uma licença. No momento que ela marca a perícia, nesse momento você já pode solicitar um substituto para a escola”, disse.

O secretário afirmou que a pasta tem valorizado os professores. “Este ano de 2019 foram promovidos 30 mil profissionais da educação. Eles passaram de grau. Foram promovidos em 5%, 10% ou 15% de reajuste de acordo com suas regras de progressão”, contou.

Novo Ensino Médio

O novo Ensino Médio deverá ser implantado em 2021 no Paraná. Segundo o secretário, no próximo ano a pasta deverá discutir com a rede escolar a nova grade curricular que incluirá novas disciplinas. “Vamos reforçar os cursos profissionalizantes, vamos incluir no Ensino Médio Educação financeira, incluir empreendedorismo e programação de computador. Então, o novo ensino médio nos permite nas trilhas formativas para que possamos incluir isso”, conta.

Educação Especial

Outra demanda apresentada foi sobre a educação especial. No início do ano, o convênio das Apaes foi renovado e os planos da Secretaria são de ampliar o convênio. “Conseguimos repactuar com as Apaes e agora queremos melhorar. Por exemplo, hoje o convênio não permite que uma entidade, se ela no meio do ano consegue mais alunos, não posso dar mais profissionais. Então, queremos que permita  isso, que mais profissionais sejam dirigidos”, disse.

Em relação à inclusão nas escolas regulares, o secretário disse que a pasta tem oferecido possibilidade de ter uma educação inclusiva. “Temos hoje milhares de profissionais para esse apoio, para uma criança para conseguirmos ter uma escola mais inclusiva”, conta.

Texto/Foto: Karin Franco/Hoje Centro Sul

Comentários

🗞️📰 Edição 1574 - Já nas bancas
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580