facebook

Outubro Rosa: Número de preventivos quase dobrou em Irati

A comparação é entre o número de exames feitos em outubro de 2018 e outubro de 2019. O exame preventivo ajuda a diagnosticar casos de câncer de colo de útero

30/10/2019

Outubro Rosa: Número de preventivos quase dobrou em Irati

Nos últimos anos, os municípios têm usados determinados meses para chamar a atenção da população quanto ao cuidado com a saúde. É assim com o Outubro Rosa, usado para conscientizar as mulheres para realizar os exames de prevenção contra o câncer de mama e de colo de útero. O mesmo vale para o Novembro Azul, focado na saúde do homem e na prevenção do câncer de próstata.

Em Irati, a experiência com as campanhas tem sido positiva. Neste ano, durante o Outubro Rosa, houve aumento do número de exames de Papanicolau, mais conhecido como preventivo. O exame procura diagnosticar o câncer de colo de útero o mais cedo possível.

No ano passado, no mês de outubro, foram realizados 414 exames preventivos. Neste ano, o número quase dobrou, indo para quase 700 exames somente em outubro. Durante todo o ano, já foram mais de 1.200 exames.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Jussara Aparecida Kublinski Hassen, o aumento é resultado da campanha feita pela pasta. “Esse ano nós reforçamos um pouco mais. A Secretaria fez uns mimos para as mulheres que vieram fazer o exame, o preventivo, então além de virem se cuidar, elas também se sentem bem e mostramos que estamos preocupados com a saúde delas. É uma valorização que damos. Queremos que elas venham se valorizar, venham se cuidar mesmo porque hoje em dia a vida é muito corrida, principalmente,  da mulher que tem filhos, tem muito trabalho fora, tem marido, tem casa”, comenta.

Uma das ações que beneficiou foi a extensão dos horários de realização de preventivos nas unidades de saúde. O atendimento está sendo feito até às 20h durante todo o mês de outubro. “A campanha realmente é muito válida e nos temos que fazer”, disse a secretária.

As ações ainda incluíram um evento no começo do mês voltado às funcionárias da Secretaria de Saúde, para o repasse de conhecimentos para quem atende. “Nós abrimos o Outubro Rosa com as mulheres da Secretaria e da Prefeitura Municipal de Irati. Abrimos com elas, com os exames, fizemos um grande evento, com palestras, e aí demos munição para elas cuidarem das nossas mulheres”, disse.

Junto a isso, uma parceria com a Santa Casa de Irati também procura levar os exames a mais mulheres. “Nós estamos fazendo o preventivo das mulheres da Santa Casa. Já tem agendado para esta semana 70 exames”, relata.

Nas mamografias, que ajudam a detectar o câncer de mama mais cedo, também há uma boa adesão das mulheres. “Nós não temos filas. Está zerado, então pode marcar a tua mamografia, geralmente é marcado para dois ou três dias. Está tranquilo”, disse.

Para o médico-oncologista, Romilton Leal, da unidade avançada do Hospital Erasto Gartner em Irati, campanhas como essas ajudam quem tem câncer a chegar mais cedo aos centros especializados. “Nossa unidade é referenciada, depende da unidade básica de saúde. Aquela conscientização que o paciente precisa para conseguir chegar até essa unidade aqui do Erasto [em Irati] precisa passar no posto de saúde. O paciente que vai no posto de saúde, essa campanha se for colocada para este tipo de paciente, ele vai lá e vai chegar aqui também”, disse.

Em relação ao Outubro Rosa, o médico destaca que a atenção sobre a saúde da mulher deve estar em todos os meses do ano, mas que a campanha ajuda a chamar atenção para a saúde da mulher. “O Outubro Rosa estamos falando mais do câncer de mama que é o mais prevalente, mas atentamos mais hoje em dia para a conscientização em relação ao tratamento da mulher. Todos os tipos de câncer e inclusive outras alterações”, conta.

Novembro Azul

Com o resultado positivo do Outubro Rosa, a Secretaria Municipal de Saúde de Irati quer atuar para repetir com o Novembro Azul, voltado à saúde dos homens.

A intenção é começar também com os funcionários da própria prefeitura para que eles possam repassar o conhecimento aos outros homens. “Nós já estamos planejando o Novembro Azul para os homens. Será da mesma forma: vamos abrir o Novembro Azul com os homens da Secretaria, do Município de Irati, para que eles consigam repassar”, destaca a secretária.

Para ela, ações como essas ajudam a buscar a prevenção das doenças. “Nós queremos que a população se cuide. Queremos trabalhar com uma saúde preventiva. Estamos caminhando para isso e esses eventos são muito importantes”, finaliza.

Prevenção ao Câncer Bucal

Além do Novembro Azul, também acontecerá no dia 7 de novembro uma mobilização para a prevenção ao câncer bucal.  Exames clínicos gratuitos serão oferecidos para a população na Rua da Cidadania (Travessa Frei Jaime), das 08h até às 17h.

Serão realizadas avaliações quanto à saúde bucal na população acima de 30 anos de idade, bem como anamnese (tomada de informações do profissional de saúde junto ao paciente) e aplicação de questionários. Além do exame clínico, todos os pacientes deverão receber educação preventiva, por meio de fotografias de lesões e folhetos explicativos de autoexame e formas de prevenção.

Em caso de quaisquer alterações que venham a ser detectadas, as pessoas serão  encaminhados para uma avaliação mais detalhada nas unidades de referência.

As ações serão realizadas pelo hospital Erasto Gaertner e são a 3ª Campanha de Prevenção e Diagnóstico de Câncer Bucal em Irati.  São parceiros da mobilização a Secretaria Municipal de Saúde, a Associação do Núcleo de Apoio ao Portador de Câncer de Irati (Anapci), a Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) de Irati e a 4ª Regional de Saúde.

Fotos: Arquivo/Hoje Centro Sul, Pixabay

Comentários

🗞️📰 Edição 1574 - Já nas bancas
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580