facebook

Agentes da Guarda Municipal participam de curso de formação para ROMU

12/11/2021

Agentes da Guarda Municipal participam de curso de formação para ROMU

Três agentes da Guarda Municipal de Irati participaram, nos últimos dias, de um curso de formação para Rondas Ostensivas Municipais (ROMU). Além de serem treinados para situações de extrema complexidade técnica e física, os alunos receberam instruções sobre uso diferenciado de força e tecnologias menos letais, operação de choque, armamento e tiro, combate em ambientes confinados, pista de água e corda, aspectos jurídicos da abordagem policial, entre outros.

Segundo o guarda municipal, Misael Stachiw, que participou do curso, a formação tem como objetivo identificar e selecionar, entre os candidatos, aqueles que têm qualidades absolutas do operador ROMU, como conhecimento técnico e tático de ações e equipamentos, controle emocional, disciplina consciente, honestidade, lealdade, liderança, versatilidade, aptidões físicas e irmandade.

“Com isso, o trabalho operacional da Guarda Municipal pode ir muito além, pois o treinamento que foi feito é para o agente tomar decisões importantes em diversas situações e sob pressão, pois ele tem pouco tempo para tomar a atitude correta, tanto para resolver o problema da melhor maneira possível, como também para a segurança da sua equipe. Por isso, o treinamento é pesado e difícil”, enfatizou Stachiw.

Atuaram como instrutores, integrantes do Grupo de Operações Especiais (GOE), do Centro de Operações Policiais Especiais (COPE), do Grupo de Operações Aéreas (GOA), da Sessão de Operações Especiais em Presídios (SOE), do Núcleo de Operações Especiais da Polícia Rodoviária Federal (NOE), Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST), Guarda Municipal de São José dos Pinhais e o instrutor Mainardes.

Misael relata que a presença dos colegas, durante os 11 dias do curso, ajudou na formação, uma vez que eles passaram todo este período sem ter contato com as famílias e amigos. “Estar com colegas de nossa instituição ajudou muito, pois um incentivava um ao outro, porque o que mais conta é o psicológico. Com isso, nesses 11 dias, ajudou muita a questão de parceria, onde um auxiliava o outro nos momentos difíceis”, frisou o guardam municipal de Irati.

Curso de Atendimento Pré-hospitalar em Combate

Já, na terça e quarta-feira (09 e 10), os agentes da GM participaram de um curso sobre atendimento pré-hospitalar em combate, ministrado, gratuitamente, pelos instrutores da Polícia Civil, Adriane Aparecida Blanski e Gilson André.

Segundo o secretário de Segurança Pública, Edson Luiz Elias, eles repassaram informações sobre o salvamento de vítimas feridas em confrontos ou acidentes, e ensinaram os agentes a manter a calma e o equilíbrio, especialmente, se as vítimas forem colegas de trabalho. “Eles ensinaram a controlar a situação e a fazer o socorro, com informações precisas sobre a real situação e a gravidade dos ferimentos. Enfim, é preciso saber agir com total controle da situação”, destacou o secretário sobre mais esta especialização da Guarda Municipal.

Recentemente, o corregedor da GM, Sérgio Santana, se formou como instrutor de tiros, em um curso ministrado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP), em Curitiba.  Todos os cursos foram oferecidos de forma gratuita para a Guarda Municipal, não havendo nenhum custo para o município.

Texto/Fotos: Assessoria PMI

Comentários

🗞️📰 Edição 1574 - Já nas bancas
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580