facebook

Editorial - A importância de um saneamento básico eficiente

03/05/2022

Editorial - A importância de um saneamento básico eficiente

Saúde e meio ambiente. A preservação de ambos está correlacionada a um sistema de coleta de esgoto eficiente. Irati, dentre os municípios que fazem parte da região Centro Sul do Paraná, é privilegiada neste sentido.

Diferente de outras cidades próximas, que apresentam baixo percentual de rede de esgotos disponível para atender as residências e empresas, acarretando problemas ao desenvolvimento humano e econômico, o serviço em Irati é bem estruturado.   

O município já conta com serviços por parte da Sanepar que chegam à maioria dos bairros da zona urbana, entretanto, com a ampliação do sistema, 92% da população iratiense será ainda melhor atendida.

É notório que a qualidade de vida está diretamente influenciada por um programa de saneamento básico eficiente. Doenças como a leptospirose podem ser amenizadas e combatidas com um bom serviço de tratamento de água e coleta de esgoto. Além disso, estas ações de saneamento podem evitar problemas ambientais, como enchentes e aluimento de terrenos. Com isso, além da prevenção às doenças, que tem efeito direto na melhoria da qualidade de vida ao assegurar condições para que a saúde humana seja cuidada, a fauna e a flora também são preservadas.

Assim, o Estado cumpre o seu papel fundamental de zelar pela sua população e pelo meio ambiente. Investimentos como o que será feito em Irati, de mais de 15 milhões de reais, são exemplo de verba pública bem aplicada, que traz o retorno direto aos cidadãos, mesmo que muitos deles sequer se deem conta da importância da iniciativa. O dito popular que não adianta fazer obra pública enterrada, pois o único objetivo das ações realizadas pelos políticos é conquistar votos e esgotamento sanitário não aparece é coisa do passado. E de um passado cada vez mais distante, ainda bem. 

Comentários

Edição 1416 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580