facebook

Centro de Eventos Silvino Pasqualin é inaugurado durante a 14ª Festa do Pinhão

A Festa do Pinhão recebeu grande público para prestigiar os shows com Giba e Nando, Santo Fole e Antony a Gabriel; para assistir a Olimpíada do Agricultor e o Festival Sapecanção; além apreciar a gastronomia com pratos feitos com pinhão

17/06/2022

Centro de Eventos Silvino Pasqualin é inaugurado durante a 14ª Festa do Pinhão

No último final de semana, Inácio Martins foi palco de um evento grandioso, a 14ª Festa do Pinhão, que ocorreu nos dias 10, 11 e 12 de junho, no Parque Municipal Paulo Dallegrave. Nestes dias, o município recebeu milhares de visitantes de toda a região para prestigiar os shows de destaque nacional, o festival de música Sapecanção, a Olimpíada do Agricultor Familiar, a gastronomia a base de pinhão e os bailes – que neste ano, ocorreram no Centro de Eventos Silvino Pasqualin, inaugurado no domingo, dia 12.

“Nós não tínhamos um espaço para acolher as famílias para fazer um evento, um baile da Festa do Pinhão, uma formatura, um congresso, e aqui está.  Quero agradecer ao Governo do Estado do Paraná, através do governador Ratinho Júnior, que tem me ajudado a transformar o município de Inácio Martins, com o apoio dos deputados Sandro Alex e Artagão Júnior”, afirmou o prefeito Júnior Benato.

Os dois parlamentares participaram da entrega oficial do espaço para a comunidade, ao lado do prefeito, do vice-prefeito Klevinho e dos familiares do ex-prefeito Silvino Pasqualin. O novo Centro de Eventos tem 981,20 m² e conta com bilheteria, bar, cozinha, palco, dois camarins, banheiros e áreas de circulação e acesso.

“Inauguramos este Centro de Eventos de mais de um milhão de reais, antigamente tinha um barracaozinho de madeira, velho. Antes não tinha asfalto para chegar aqui, agora tem”, destacou o deputado Artagão Júnior.

Para a construção do Centro de Eventos foram investidos R$ 1 milhão com recursos a fundo perdido do Estado e R$ 178 mil de contrapartida municipal.

Outras obras e projetos em andamento foram citados tanto pelos parlamentares, como pelo prefeito. Destacam-se: pavimentação asfáltica, regularização fundiária nos bairros, investimentos na saúde, construção de barracões industriais para a geração de empregos, em saneamento básico, em maquinários, em infraestrutura para atender os produtores rurais (estradas, bueiros e pontes), dentre outros. “São investimentos que transformaram a vida e a qualidade de vida da nossa gente. E vamos em frente porque temos muito para fazer”, disse Artagão Júnior.

Durante o evento, o deputado federal Sandro Alex se comprometeu em auxiliar na construção de uma ponte entre os municípios de Inácio Martins e Pinhão, na comunidade do Bom Retiro, atendendo ao pedido de vereadores dos dois municípios.  Ele também parabenizou o prefeito e sua equipe pela festa e pela transformação que está acontecendo na cidade.

“Cada dia Inácio mais linda, é uma parceria de trabalho,  nós estamos vendo uma nova cidade nascer. Hoje estamos em frente a um cartão postal [Eco Parque Terra dos Pinheirais]  e tudo isso não existia e nós vamos continuar este trabalho. Conosco é menos conversa, mais resultado”, disse Sandro Alex.

Sapecanção

Na sexta-feira (10) teve início o festival de música tradicionalista Sapecanção, às 20 horas. O evento reuniu músicos de qualidade, que disputaram a fase municipal do festival. Foram premiados: em 1º lugar Josiane Belizário, 2º lugar Douglas Andrade, 3º a dupla Adalberto e Alana, 4º Gabriel Belizário e em 5º lugar Sandro Madureira.

No sábado (11) ocorreu a fase regional do Sapecanção, sendo a vencedora a martinense Josiane Belizario. 

Shows e bailes

Grande público prestigiou os shows e bailes que fizeram parte da programação da 14ª Festa do Pinhão. O show de abertura com a dupla Giba e Nando, na sexta; o Baile do Pinhão, com animação do grupo Manotaço, no sábado;  a matinê da melhor idade, com o grupos Sintonia Serrana e União Fandangueira no domingo, seguida pelo show  com Santo Fole à tarde e  pelo show de encerramento da festa com Antony a Gabriel.

Olimpíada do Agricultor

Vinte e três comunidades rurais de Inácio Martins disputaram as provas da Olimpíada do Agricultor Familiar, que ocorreu no sábado e no domingo. O encerramento e a entrega dos troféus para os vencedores foram no domingo à tarde. Dois vereadores do município de Pinhão visitaram a festa para ver como é a Olimpíada e realizar provas similares em sua cidade.

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul

Fotos: Ciro Ivatiuk/Hoje Centro Sul

Fotos [Shows/ olimpiada] Kleber Fernandes/ Portal Comunique

Comentários

Edição 1425 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580