Conhecido como cal, o óxido de cálcio é muito utilizado. Também chamado de cal viva ou cal virgem, é um composto sólido branco, levemente amarelado ou avermelhado. O Brasil é o sexto maior produtor em reservas do minério em que é obtido o cal através da decomposição térmica, chamado de queima. A partir de 800 graus Celsius a matéria prima, principalmente mármores e calcários, são calcinados gerando este produto que é moído.

O ponto negativo deste material é que utiliza-se de material lenhoso na calcinação, embora nos dias de hoje a maior parte do material queimado seja proveniente de reflorestamento. No passado o material lenhoso vinha de florestas nativas, degradando muito a natureza.

Este cal pode ser calcifica, magnesiana ou dolomitica tendo aplicação diferente de acordo com sua composição, que depende da quantidade de magnésio.

Sua aplicação  é muito grande: siderurgia, papel, celulose, açúcar, tinta, tratamento de água, plásticos, estabilizantes de solo, argamassas, indústria química, fabricação de suco de laranja e demais frutas cítricas, misturas asfáltica para diminuir a acidez, cerâmica e indústria alimentícia.

Este produto obtido de um minério tem muitas aplicações, sendo de muita importância para nosso modo de vida, e vem sendo usado há séculos.

O principal uso é ainda na construção civil em termos de volume, porém, outras atividades dependem exclusivamente dele pra existir. Com o crescimento da construção civil o setor teve um grande impulso, pois estava enfraquecido pela queda do mercado e por ter de se readequar as legislações ambientais.

O Estado do Paraná atualmente fabrica muito cal, especialmente no Vale do Ribeira, porém, outros pólos como Senges aos poucos se desenvolvem. A maior parte da produção é para construção civil. A nossa região tem reservas honestas de calcários, que poderiam ser utilizadas para obtenção de cal.

Marcio Kazubek

Publicado na edição 526, em 07 de julho de 2010

 

Tags: ,

 

5 Comentários

  1. Jesane disse:

    Olha parabéns.
    Essa matéria me ajudou muito no meu trabalho de Física.
    parabéns mesmo.

  2. Eliza Lasnaux disse:

    muito bom o que você escreceu eu particularmente adorei de verdade, e para falar a verdade essa matéria me ajudou muito no trabalho de quimíca muito obrigada mesmo

  3. Gláucia disse:

    Parabéns pelo artigo!

  4. isabel disse:

    esta matéria me ajudou muito mesmo no trabalho de química

  5. william disse:

    essa materia tbem me ajudou muito no trabalho de quimica

Deixe um Comentário