facebook

Corpo de Bombeiros de Irati passa a ser a Subgrupamento Independente: O que muda?

Comandante do Corpo de Bombeiros explica que processos simples e complexos para a liberação de comércios e edifícios das cidades da região serão feitos em Irati; anteriormente, era necessário encaminhar para Ponta Grossa

01/07/2022

Corpo de Bombeiros de Irati passa a ser a Subgrupamento Independente: O que muda?

O Corpo de Bombeiros de Irati foi elevado para 10º Subgrupamento de Bombeiros Independente, com sede em Irati. Na manhã de quarta-feira (29), o governador Carlos Massa Ratinho Junior oficializou a mudança, durante solenidade no Palácio Iguaçu. Na ocasião, várias autoridades enfatizaram que ocorrerão melhorias na estrutura, nos serviços e no efetivo, o que trará benefícios para toda a região.

Com a elevação para Subgrupamento Independente, processos de vistoria de normas técnicas em edifícios e comércios tramitarão de forma mais ágil, inclusive os projetos mais complexos. “Dentro do atendimento do setor de vistoria haverá uma grande mudança devido a ganharmos uma instância de Comissão Técnica, dando agilidade nos processos. Isso trará mais agilidade nos processos de vistorias e análise de projetos do setor de prevenção, pois situações que eram resolvidas em Ponta Grossa passam a ser resolvidas aqui, dando agilidade para os comerciantes e empresários de toda a região. Outro ponto positivo é de que, no tempo, podemos planejar para a capilarização [distribuição] dos serviços operacionais dentro dessa nova área de articulação”, descreve a comandante do Corpo de Bombeiros de Irati, capitã Carla Spak Sobol. “Na questão operacional já temos planejamento de aumentar o atendimento dentro dos municípios que ainda não têm quartel de bombeiro”, complementa.

Além disso, ela aponta que futuramente uma Escola de Formação de Bombeiros poderá ser criada. “Essa rearticulação trará muitos benefícios a curto, mas principalmente a longo prazo, quando conseguirmos a expansão do atendimento operacional. O próximo passo seria tentar formar uma turma de soldados, ou que sejam designados para Irati, ou que sejam formados aqui”, frisa.

Com a alteração na categoria da unidade de Irati, o Corpo de Bombeiros do Paraná além dos serviços de prevenção e combate a incêndios e desastres, poderá ampliar também a capacidade de atendimento a emergências. O planejamento organizacional possibilitará o aumento do efetivo de bombeiros militares atuantes na região e a criação e instalação de novos postos de atendimento da corporação.

Hierarquia e orçamento próprio

Até esta semana, o Corpo de Bombeiros de Irati respondia ao 2º Grupamento de Bombeiros de Ponta Grossa. Com a mudança, o município passa de 3º Subgrupamento para 10º Subgrupamento Independente, o que vai permitir melhorias gerais. Carla explica como funciona a hierarquia entre as unidades. “O 3º Subgrupamento, em termos da polícia, equivale a uma Companhia e está subordinada a um Grupamento, tendo a vaga de comando de Capitão. Todas as ações e atividades realizadas por esta subunidade estão subordinadas a unidade maior. Quando elevamos a um subgrupamento independente, a subordinação entra em uma linha direta com os Comandos Regionais”, explica a comandante.

Na solenidade que oficializou a elevação para o 10º subgrupamento, o governador do Paraná Carlos Massa Ratinho Junior destacou a importância da mudança. “Elevar o Corpo de Bombeiros de Irati a Subgrupamento Independente é resultado do planejamento do governo do estado na área de segurança pública, que representa uma ampliação na equipe e também investimentos em equipamentos. A unidade vai atender uma região importante do Estado”, afirmou Ratinho Junior.

A unidade do Corpo de Bombeiros de Irati passa agora a responder ao Comando do Corpo de Bombeiros, em Curitiba, ganha mais autonomia e poder de ação, além de um orçamento próprio para continuar atuando na região. “O Corpo de Bombeiros de Irati sempre foi a referência, pois os quartéis de São Mateus do Sul, Prudentópolis, União da Vitória e Prudentópolis, e as Brigadas Comunitárias de Mallet, Rebouças, Imbituva e General Carneiro, já eram subordinadas a Irati, que por sua vez, era ainda Subordinada a Ponta Grossa, no 2º Grupamento”, descreve a capitã Spak.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Manoel Vasco de Figueiredo, aponta que a partir de agora será mais rápido também resolver assuntos diretamente com Curitiba, além de desafogar a unidade de Ponta Grossa. “A elevação melhora as tratativas do comando local com o comando-geral do Corpo de Bombeiros, o que permite trazer as demandas da região, além de centralizar melhor o atendimento também com o de Ponta Grossa”, ressalta o coronel.

Demanda antiga da Amcespar

O prefeito de Inácio Martins e presidente da Associação dos Municípios Centro do Sul do Paraná (Amcespar) Junior Benato comemora a conquista e comenta que o projeto é uma demanda antiga, que foi possível graças ao esforço de todos os municípios que serão beneficiados. “Em 2017, nós fizemos uma audiência na Casa Civil, com a maioria dos prefeitos, onde uma das pautas era a criação do subgrupamento do Corpo de Bombeiros no Município de Irati. É uma reivindicação do então tenente Jorge Augusto Ramos, que depois passou a ser capitão e, posteriormente, passou à capitã Spak, que hoje é comandante do Corpo de Bombeiros de Irati”, relembra Júnior Benato. E ele enumera os ganhos que toda a região Centro Sul terá a partir desta elevação de categoria: “Essa criação trará qualidade no atendimento às pessoas que mais precisam, com segurança, com eficiência, melhorando a parte da segurança em nossa região. Destaco a importância da Amcespar junto com todos os prefeitos da nossa região que foram efetivos na solicitação tanto no governo passado quanto no atual.”

👉 Clique aqui e receba as notícias da região no seu celular

A presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS/Amcespar), Cleonice Schuck cumprimentou a capitã Spak. “Com certeza a sua determinação, a sua boa vontade, com a ajuda de todos os prefeitos, através dos seus parlamentares conseguiram mais esta conquista para a região”, disse. Ela também enfatizou a importância da união em prol das causas regionais. “É mais atenção, mais agilidade, mais facilidade de trabalho. Parabéns a todos os envolvidos, que não desistiram desta causa e que buscaram esta conquista. Juntos somos mais fortes e faremos com que a nossa região da Amcespar se fortaleça sempre mais e podemos assim dar o atendimento necessário e esperado pela nossa população”, finalizou a presidente do CIS/Amcespar. 

Área de atuação do 10º Subgrupamento de Irati

O 10º Subgrupamento de Irati terá uma área de atuação que abrange 21 municípios, onde vivem 470 mil pessoas. São moradores de Irati e dos municípios de Fernandes Pinheiro, Inácio Martins, Rio Azul, Teixeira Soares, Ivaí, Mallet, Imbituva, Rebouças, São Mateus do Sul, Antônio Olinto, São João do Triunfo, União da Vitória, General Carneiro, Bituruna, Cruz Machado, Paula Freitas, Paulo Frontin, Porto Vitória, Prudentópolis e Guaramiranga.

“Há muito tempo reivindicávamos a criação do Subgrupamento, porque éramos subordinados a Ponta Grossa, que comandava 40 municípios. Com essa divisão, Irati cria uma nova estrutura de equipamentos e pessoal, para atender não só a nossa cidade, como a toda a região”, disse o prefeito Jorge Derbli. “O trabalho do Corpo de Bombeiros já era muito bem feito, mas vai melhorar muito mais com a estrutura maior”, disse.

O secretário estadual da Segurança Pública, Wagner Mesquita, frisa o aumento do efetivo e a consequência para a população. “A criação do 10º Subgrupamento vai permitir um aumento no efetivo, o que vai permitir um atendimento de melhor qualidade e com mais rapidez, tanto nos casos de emergência como nos trabalhos preventivos que o Corpo de Bombeiros presta à população”, afirmou Mesquita.

Comentários

Edição 1425 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580