facebook

Dia a dia da profissão é vivenciado por alunos de cursos da área de saúde na Santa Casa

26/02/2024

Dia a dia da profissão é vivenciado por alunos de cursos da área de saúde na Santa Casa

Parcerias entre a Santa Casa de Irati e instituições de ensino elevam a experiência prática dos alunos da área da saúde da Unicentro, Campo Real, Uniguairacá, Uniguaçu, Senac e Colégio João XXIII. Eles têm a oportunidade de aplicar seus conhecimentos em um ambiente hospitalar real, o que ajuda a moldar médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, psicólogos e fonoaudiólogos como profissionais preparados e experientes

Por meio de parcerias com diversas instituições de ensino, a Santa Casa de Irati oferece aos alunos de cursos na área da Saúde a oportunidade de colocar em prática a teoria adquirida nas salas de aula, diretamente dentro das dependências hospitalares. Essa integração permite que os estudantes vivenciem e apliquem seus conhecimentos em situações autênticas, interagindo de forma significativa com os pacientes.

A instituição recebe estudantes de diversas áreas da saúde, através da colaboração com entidades da região. Entre elas, os alunos do curso de enfermagem do Senac, do Colégio João XXIII, da faculdade Campo Real, Uniguairacá bem como estudantes dos cursos de Psicologia, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Farmácia, e Medicina, provenientes da Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro), tanto do campus de Irati quanto de Guarapuava. Recentemente, foi formalizado um novo convênio, ampliando ainda mais essa rede de parcerias, para receber alunos da Faculdade Uniguaçu, de União da Vitória.

Ladislao Obrzut Neto, provedor da Santa Casa de Irati, destaca que por meio dessas colaborações institucionais, os alunos têm a oportunidade de imersão no ambiente hospitalar. “A parceria com as instituições funciona no sentido de dar campo de trabalho para as pessoas que vêm aqui, que são da região, fazerem estágio. É criar o campo de trabalho, fazer com que o aluno se aprimore na atividade que vai desenvolver, com conhecimento, com técnica e ter o paciente para aprender a lidar com a situação”, explica.

Para isso, os alunos contam com o acompanhamento e supervisão de profissionais que oferecem o suporte necessário e orientações fundamentais ao desenvolvimento prático e aprimoramento das habilidades dos estudantes. “Eles sempre vão estar com uma pessoa que vai coordenar, é um profissional já formado, autorizado pela instituição – tanto a Santa Casa como as instituições de ensino –, para eles poderem acompanhar aqui para aprender. Então é um lugar de estágio, um lugar de aprendizado, onde ele vai aprender a fazer o trabalho dele para quando estiver formado, estar com ‘bagagem’ para trabalhar”, avalia o provedor da Santa Casa de Irati.

O estágio que virou profissão

Aynara Blanski é enfermeira da Santa Casa de Irati e supervisora de estágio na instituição. Ela conta que teve sua vocação pela profissão de enfermeira descoberta durante seu próprio estágio no hospital. “Meu primeiro contato com a Santa Casa de Irati foi no ano de 2010. Naquele período, eu entrei para fazer meus estágios obrigatórios da faculdade e mal sabia que esse hospital iria mudar minha vida e minha visão em relação a enfermagem. Foi um ano como estagiária, ali me descobri como enfermeira, e tive a certeza de que queria aquilo para a minha vida, que é cuidar de pessoas”, relata.

Desde então, Aynara tem dedicado sua vida à enfermagem, exercendo suas atividades na Santa Casa de Irati. “No dia 5 de setembro de 2014, tive a oportunidade de fazer meu primeiro plantão como enfermeira nessa instituição. A sensação era de sonho realizado, pois sempre foi um sonho fazer parte dessa equipe. Junto com os plantões vieram as experiências não somente profissionais, mas também de vida. A Santa Casa me tornou a profissional que sou hoje, tudo que eu sei, todo conhecimento e experiência que eu adquiri, foi dentro da Santa Casa”, descreve.

Repassando conhecimentos

Há quatro anos, Aynara vivenciou uma nova etapa em sua carreira, passando a ensinar o que aprendeu. “No ano de 2020 tive mais uma oportunidade, atuar como professora de estagiário dentro da Santa Casa de Irati. Sou professora do curso técnico de Enfermagem e, assim como a Santa Casa mudou minha vida, tenho certeza que muda todos os dias a visão e a vida desses alunos, pois todos os dias adquirem novos conhecimentos, sempre ressaltando o bom atendimento, a postura profissional e principalmente a humanização com que todos os pacientes são tratados”, comenta.

Ela supervisiona os alunos do curso técnico de Enfermagem do Colégio João XXIII, de Irati. “Todos os procedimentos estão sob minha supervisão. Prestamos assistência, administramos medicações, prestamos todos os cuidados de enfermagem necessários para que esse aluno saia da formação seguro, podendo atuar em qualquer ambiente de trabalho a ele proposto”, explica.

Parceria de longa data

Uma das parcerias mais duradouras entre instituição de ensino e a Santa Casa é com o Senac de Irati, que já formou diversos profissionais técnicos de enfermagem na região. “Com a primeira turma do curso técnico de Enfermagem, ofertado pelo Senac de Irati no ano de 2000, foi firmado um termo de cooperação entre as duas instituições com objetivo de fortalecer a ação dos alunos dentro do hospital, que é uma referência em nossa cidade e região”, lembra Denilson João Alessi, técnico de Relação com o Mercado do Senac de Irati.

Ele também destaca a importância da vivência prática no atendimento aos pacientes para integrar a teoria aprendida em sala de aula com a prática profissional. “Esse acompanhamento prático é realizado com supervisão direta dos instrutores do Senac aos alunos em todos os campos de estágio, totalizando 600h de prática profissional. A Santa Casa oferece todos os campos previstos no plano de estágio obrigatório da grade do curso”, cita.

Psicologia e fonoaudiologia na prática

Alunos da Unicentro de Irati e Guarapuava também têm a oportunidade de vivenciar na prática o que aprendem nas salas de aula. Do curso de Psicologia, os estagiários têm como algumas de suas responsabilidades atendimentos aos pacientes dos setores da clínica médica e cirúrgica, UTI adulta e UTI Neonatal.

De acordo com o professor do curso de Psicologia da Unicentro, o psicanalista e psicólogo Matheus de Freitas Brandão, os estagiários realizam tarefas como “a condução de grupos de escuta com as mães dos bebês internados na UTI Neonatal, a escuta dos pacientes internados na UTI e de seus familiares, bem como busca ativa e atendimentos psicológicos para pacientes das clínicas e familiares”.

Essas atividades, segundo o professor, têm como função amenizar a tensão e a angústia que se estabelece no ambiente hospitalar devido à instabilidade das notícias e do estado dos pacientes. Ele destaca que a experiência prática não apenas complementa o conhecimento teórico adquirido em sala de aula, mas também proporciona uma compreensão aprofundada da dinâmica, desafios e responsabilidades da profissão.

“A Santa Casa se torna um ambiente extremamente rico para a formação das estudantes, uma vez que possibilita a atuação nesse meio, atuação conjuntamente ao restante dos profissionais de saúde, além de prover experiência e o contato com diversos casos. Além disso, participam de eventos e da capacitação de funcionários da instituição”, complementa Matheus.

Já os alunos do curso de Fonoaudiologia da Unicentro atuam no hospital desde o ano de 2006, sob a coordenação da professora doutora em Saúde Pública, Cristina Ide Fujinaga. “Os nossos estágios acontecem com os alunos do quarto ano, então, estão no último ano de graduação, eles têm uma preparação teórica no ano anterior e depois o estágio com as práticas hospitalares no último ano de estágio. Eles passam por quatro setores dentro da Santa Casa, sendo eles a clínica médica, o alojamento conjunto, as UTIs neonatal e adulto”, descreve.

Ela enfatiza a relevância de os estudantes compreenderem integralmente o processo que podem vir a enfrentar ao cuidar de seus pacientes após concluírem a formação. “Tem sido muito prazeroso para nós podermos contar com a Santa Casa, porque nada como a vivência, as práticas fonoaudiológicas realizadas no âmbito hospitalar para que os alunos tenham dimensão dos processos de saúde e doença, dos processos de adoecimento, dos processos de recuperação da saúde”, destaca.

Cristina cita ainda que, no hospital, os alunos e supervisores têm a liberdade de desenvolver projetos de pesquisa e extensão, principalmente com base no público materno infantil.

Internato e residência médica

A Santa Casa conta também com alunos atuando na modalidade de internato médico, uma etapa do curso de Medicina que ocorre nos últimos períodos da graduação. O objetivo é que os alunos tenham uma vivência 100% prática, realizando o atendimento aos pacientes com a supervisão de um médico. “Da Unicentro, nós estamos com o internato de ginecologia obstétrica e cirurgia geral. Já faz um ano e pouquinho que nós estamos trabalhando nesse sentido, com acadêmicos do quinto ano que vêm para cá. Quem faz o acompanhamento da cirurgia são as cirurgiãs que estão de plantão”, salienta o provedor da Santa Casa de Irati, Ladislao Obrzut Neto.

Ele menciona que um objetivo adicional da instituição é implementar a modalidade de residência médica, incorporando médicos já formados, que estejam em processo de especialização, ao corpo clínico do hospital. “A ideia agora é fazer os acertos para que tenhamos um residente de medicina aqui, de ginecologia e cirurgia. Vamos trabalhando para fazermos o hospital crescer em termos de cultura médica, de enfermagem e de psicologia, fazer com que o hospital tenha um ganho a mais, uma porta a mais. E com isso os alunos se beneficiam”, afirma.

Hospital-escola

O provedor da Santa Casa de Irati destacou também um objetivo ambicioso em longo prazo que é transformar a instituição em um hospital-escola. Para ele, essa designação implica no reconhecimento pelo Ministério da Educação (MEC) como um local de ensino, para além de sua função tradicional de tratamento de doenças.

“Seria o hospital reconhecido pelo MEC como um lugar de ensino, além de tratamento de doenças, onde ele estaria reconhecido como um lugar que o aluno viria para aprender. Esse é um trabalho que vai demorar, mas dizem que quem não sonha não alcança. Nós queremos fazer com que a Santa Casa, com as dificuldades financeiras que ela tem, que ela vá conseguindo trilhar caminhos e que venham investimentos diferenciados além dos convênios”, finaliza Ladislao.

Texto: Lenon Diego Gauron/Hoje Centro Sul

Fotos: Lenon Diego Gauron/Hoje Centro Sul, arquivo pessoal e Assessoria Unicentro

Comentários

🗞️📰 Edição 1580 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580