facebook

Disque Denúncia protege crianças e adolescentes com deficiência no Paraná

A denúncia é sempre o primeiro passo para a ação do Poder Público. Após o recebimento e análise das informações, o Departamento de Políticas para a Pessoa com Deficiência aciona os órgãos responsáveis pela verificação dos fatos.

19/05/2022

Disque Denúncia protege crianças e adolescentes com deficiência no Paraná

Ao longo de 2021, o Disque Denúncia 181 recebeu 165 denúncias de violação dos direitos de pessoas com deficiência no Paraná, 41 a mais que em 2020. Desse total, 14 notificações foram referentes a pessoas menores de 18 anos. As principais denúncias realizadas no período foram de agressão física, verbal e psicológica, abandono – que incluem também negligência e maus tratos –, apropriação indébita de benefícios, cárcere privado e violência e exploração sexual.

No ano retrasado, foram 124 denúncias. O aumento é atribuído às campanhas de conscientização em relação ao tema e da divulgação mais ampla da ferramenta. Quando as denúncias desse tipo de violação são realizadas, o Departamento de Políticas para a Pessoa com Deficiência (Dpcd), da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), atua de forma efetiva no seu combate e prevenção.

A denúncia é sempre o primeiro passo para a ação do Poder Público. Após o recebimento e análise das informações, o Dpcd aciona os órgãos responsáveis pela verificação dos fatos (Rede de Proteção Socioassistencial Municipal, CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, Promotoria de Justiça, Ministério Público, entre outros) para a tomada de medidas necessárias.

“A maioria dos retornos recebidos apresentam como resultado a inserção da vítima/família em programas de acompanhamento socioassistencial no município de origem”, explicou o chefe do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Sejuf, Felipe Braga Cortes.

As 165 notificações de 2021 estão divididas pelas nove mesorregiões do Paraná. O maior número de denúncias foi da Metropolitana de Curitiba (95), seguido pelo Norte Central (23) e Oeste (13). A mesorregião com menor número de denúncias foi a Centro Sul Paranaense, com apenas 1 registro.

O 181 Disque Denúncia, Sistema de Denúncias do Estado do Paraná, visa coletar informações sobre violações de direitos repassadas de forma anônima pela população e transmiti-las aos diferentes órgãos da Segurança Pública do Paraná. As denúncias devem ser registradas na Central 181, por telefone ou pelo site www.181.pr.gov.br.

Texto/Foto: Agência Estadual

Comentários

Edição 1416 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580