facebook

Escritório de compras públicas auxiliará pequenas empresas a vender para órgãos governamentais

Equipe que ficará na sede da Aciai irá dar todo suporte nas negociações

08/06/2022

Escritório de compras públicas auxiliará pequenas empresas a vender para órgãos governamentais

A ACIAI através da parceira com a Prefeitura Municipal de Irati e o Sebrae estará implantando o Escritório de Compras Públicas no município. O Escritório de Compras Públicas faz parte de uma estratégia para divulgar e orientar sobre os procedimentos das licitações públicas. O escritório que ficará na sede da Aciai, deve iniciar atividades nos próximos dias. Informações também poderão ser obtidas na Sala do Empreendedor.

Através da captação de editais publicados, será feita a divulgação e o repasse das informações para as empresas, e assessoramento dos interessados em participar do processo e a documentação a ser apresentada.

Os empresários interessados em fornecer produtos ou serviços para  órgãos públicos, terão ainda  acesso à orientação, capacitação e consultoria, que darão suporte no processo licitatório.

Além das compras municipais, o escritório fará a busca ativa de licitações de  outros órgãos públicos, estaduais e federais, que atuam dentro do município, e entrará em contato com os empresários do ramo do produto/serviço que está sendo licitado, o quais serão convidados a participar do certame, tornando  os processos licitatórios mais conhecidos, participativos e transparentes e aumentando a participação de empresas locais nos compras públicas, fazendo com que os recursos permaneçam no município.

Licitações em Irati

Dados do Sebrae mostram que em 2021, do volume total das licitações  realizadas pelo município de Irati, 59,32% foram vencidas por empresas locais, melhor que a média estadual que foi de 53,26%,  a participação das micro e pequenas empresas foi de 62,77% do total e o MEI foi de  apenas 0,52%.

Fica comprovado que os empresários têm um desafio constante de aproveitar novas oportunidades para seus negócios e a licitações públicas trazem uma grande chance de aumentar as vendas do seu negócio.

Considerando o tratamento diferenciado que as MPE´S e os MEI´S possuem ao participar de compras públicas em virtude da lei 147/2014, e a quantidade de microempreendedores que abriram nos últimos meses, esse percentual pode ser aumentado consideravelmente.

O grande poder de compra dos órgãos públicos através de processos licitatórios torna-se uma grande oportunidade de negócios para os pequenos empreendedores e um importante aliado para o fomento do desenvolvimento econômico.

O Escritório de Compras Públicas de Irati está na fase de estruturação e capacitação dos agentes que irão atuar no programa.

Mais informações pelo telefone (42) 3423-1091 ou na sede da Aciai, na Rua da Cidadania Frei Jaime, 40, centro.

Texto e foto: Assessoria Aciai

 

Comentários

Edição 1425 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580