facebook

O desafio de uma nova Comunidade Católica

08/06/2022

O desafio de uma nova Comunidade Católica

 Por Vanderlei kawa- OFS -PASCOM -ALACS

A Paróquia Nossa Senhora da Luz, reúne diversas comunidades, o povo cristão se reúne em suas Capelas/Igrejas para celebrarem a PALAVRA de DEUS e CRISTO EUCARÍTICO; e semanalmente atendidas pelo Pároco e Vigário Paroquial. E para nossa alegria a Comunidade Paroquial Nossa Senhora da Luz, através do nosso Pároco Padre Jorge Casimirski, Diácono Luciano e membros do Conselho Paroquial, de algumas Capelas e pessoas da comunidade de Irati estiveram presentes na primeira missa campal sábado dia 21 de maio de 2022, data histórica especialmente para a comunidade do Bairro Residencial Village Solaris-Irati Pr.

A celebração foi presidida pelo Padre Jorge que deu a primeira benção no espaço destinado à futura Capela dedicada à SANTA RITA DE CASSIA. Pouco mais de 100 pessoas estiveram presentes, pessoas que residem neste Bairro Alto de nossa cidade e os devotos da Santa das rosas. Padre Jorge lembrou da Santa e de muitas passagens de sua vida, e neste dia 21 de maio, véspera do dia dedicado a Ela (22.05.1447 data de sua morte corporal), é celebrada pelos devotos no mundo todo, pois seus exemplos de mulher e mãe de muita fé ressoam junto a muitas famílias que recebem muitas graças alcançadas por sua intercessão junto a Deus.

Neste dia, muitas pessoas levaram rosas que foram abençoadas e no final da celebração, e após a benção foi plantada uma muda de roseira por algumas crianças presentes em frente a Cruz plantada para a edificação da Capela de Santa Rita de Cassia. Foi formada uma pequena comissão de moradores deste Bairro residencial e fez voluntária para futuro planejamento da obra. Uma nova fundação de uma Capela/Igreja com carisma é um Dom vindo de Deus. Ninguém é capaz de inventar uma fundação, é uma graça que acontece e desde o início deste bairro residencial a Paróquia Nossa Senhora da Luz através do Padre Elcio e membros do Conselho Pastoral adquiriram dois lotes , pensando na futura Capela neste local. Hoje percebemos que muitas vezes, sem que os envolventes percebam a Comunidade já nasceu e veio para atualizar uma página especifica do EVANGELHO para os tempos atuais da Igreja e para o mundo.

Essa autentica fundação passa por quatro momentos: A formação de um pequeno grupo de pessoas, a estruturação e formação de um Conselho Pastoral, a Comunhão e o alargamento da obra a ser iniciada. Lembro bem, foi assim com as comunidades católicas, então Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Luz, Frei Jaime Manfrin , deu início a fundação da Capela São Francisco de Assis e destinou a Comunidade de São Francisco e berço da OFS Ordem Franciscana Secular de Irati organizado por ele, que em outubro de 2021 completou seus 40 anos de existência. As outras comunidades fundadas foram as Capelas de Nossa Senhora das Dores em Nhapindazal e de Nossa Senhora do Carmo no alto da Lagoa, hoje ,esta comunidade pertence a nova Paróquia São João Batista . Pedimos a Deus e a Santa Rita de Cassia patrona desta nova Comunidade ; que as pessoas se unam diante de cada fase , cada desafio e que recebam as graças providênciais de Deus , que favorecerão a “Páscoa”ou seja, a passagem para os próximos estágios desta belíssima obra. VIVA SANTA RITA DE CASSIA.

 

Comentários

Edição 1425 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580