17/12/2021
No último domingo (12), mais de 100 pessoas participaram da 13ª Caminhada Franciscana, em Irati. Os participantes percorreram sete quilômetros entoando cantos e orações para refletir sobre a paz, a vida e a família, também recolheram materiais recicláveis que estavam jogados pelas ruas.
A Ordem Franciscana Secular (OFS) e Pastoral da Comunicação da Capela São Francisco de Assis organizaram a caminhada que acontece há mais de 10 anos – sendo que em 2019 e 2020 não foi realizada em razão da pandemia da Covid-19.
Os fiéis saíram às 6h da capela São Francisco de Assis e foram até a Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro). No caminho, os franciscanos foram recepcionados por algumas famílias no bairro Engenheiro Gutierrez e na residência de Maria Waurika receberam o café da manhã.
Na Unicentro, o Frei Daniel Heinss celebrou uma missa de ação de graças, ele atende a Família Francisca de Irati, tem 81 anos e percorreu os sete quilômetros junto com os demais franciscanos.
Meio Ambiente
Os materiais recicláveis recolhidos durante o trajeto somaram 15 sacos de lixo de 50 litros. “Com isso esperamos conscientizar aquelas pessoas que ainda não aprenderam a cuidar da natureza, infelizmente, todos os anos recolhemos pelo caminho vários sacos plásticos de 50 litros”, relatou Vanderlei Kawa, coordenador da Caminhada Franciscana.
Agradecimento
Vanderlei Kawa agradece a todos que participaram da caminhada. “Agradecemos a todos que participaram, em especial a diretoria da Unicentro, a Prefeitura de Irati, Guarda Municipal, prefeito Jorge Derbli que prestigiou o evento, Nelson Susko e aos meios de comunicação pela divulgação”, finalizou o coordenador do evento.
Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul
Fotos: Divulgação