27/03/2024
Tradicional em Irati, a encenação da Paixão de Cristo foi realizada no último sábado (23), e pela primeira vez foi apresentado no CT Willy Laars, espaço que conta com uma infraestrutura mais completa para atender aos expectadores. Neste ano, a encenação completou 26 anos de história.
O presidente do Grupo de Teatro São Francisco de Assis, Vanderlei Kava, conta que o público aceitou bem a mudança de endereço, que tradicionalmente era realizado no Estádio Municipal Abraham Najib Nejm. “Compareceu o povo da região toda, vieram também de Rio Azul, Rebouças, Fernandes Pinheiro, Inácio Martins e Mallet”, conta.
A decisão pela alteração do local da apresentação foi uma sugestão do Prefeito Jorge Derbli, que além de apoiador é grande fã do trabalho do grupo.
“É um espetáculo que vai além das fronteiras de Irati. E essa apresentação é um marco na história do Teatro da Paixão de Cristo porque, pela primeira vez, foi feita num ambiente coberto que oferece melhores condições, principalmente, para o público que veio prestigiar. Parabenizo todos os voluntários que fazem a diferença nesse lindo e maravilhoso espetáculo que é o Teatro da Paixão”, diz Derbli.
Vanderlei Kawa destaca também o apoio da prefeitura municipal de Irati, fundamental para a continuidade do evento todos os anos. “Tivemos o poio incondicional da prefeitura municipal, disponibilizando maior parte dos recursos, como sonorização, iluminação, telões de led, montagens e cenários. Foi emocionante para todos nós, lideranças, que desde fim de janeiro estávamos realizando ensaios, gravações e organizando os atores e papéis junto dos voluntários”, descreve.
No total, foram aproximadamente 2h de apresentação que envolveu 320 atores voluntários, além de 60 pessoas nos bastidores.
A vice-prefeita Ieda Waydzik afirma que o teatro é uma oportunidade para refletirmos sobre o verdadeiro significado da fé. “É uma noite em que a fé e o talento do nosso povo iratiense se destacam diante de todos nós. O Teatro da Paixão é uma ocasião em que Cristo nos ajuda a entender melhor a vida”, acrescenta.
Intérprete de Jesus Cristo desde 2001 no Teatro da Paixão, Leonilto Cesar Simeonato conta que a cada ano a emoção de fazer um papel tão importante é renovada. “Cada vez que entro em cena, sinto a emoção tomar conta e tenho certeza que Deus é quem conduz esse trabalho. As pessoas também ficam emocionadas porque é uma mensagem que realmente toca, é o exemplo que Jesus nos deixou”, diz.
De acordo com a Prefeitura de Irati, o espetáculo encantou e emocionou cerca de quatro mil pessoas.
Doação de alimentos
Ao todo, 650 kg de alimentos foram arreceados e doado para entidades como Comunidade Bethânia, Associação do Núcleo de Apoio ao Portador de Câncer de Irati (Anapci) e Cidade da Criança de Irati.