28/10/2024
A reforma gerou polêmica entre um grupo de fiéis que manifestou preocupação com as novas cores aplicadas na estrutura da igreja, alegando que elas descaracterizariam o local. Além disso, surgiram queixas sobre suposta falta de transparência no processo e rumores de que o mosaico da fachada seria removido. Em resposta, a paróquia emitiu uma nota oficial esclarecendo os pontos levantados e reforçando que todas as decisões foram tomadas em conformidade com as normas da Igreja e com participação da comunidade
👉 Receba as notícias do Hoje Centro Sul no seu celular
Nos últimos dias, a reforma da Paróquia Matriz Nossa Senhora da Luz de Irati tem sido motivo de inquietação entre alguns membros da comunidade. Diversos leitores entraram em contato com o jornal Hoje Centro Sul, de forma anônima, manifestando preocupação de que as cores utilizadas na reforma descaracterizariam a aparência original da igreja. Também entre as queixas, a suposta falta de transparência sobre o andamento das obras e rumores de que o mosaico da fachada da igreja poderia ser retirado.
Procurada, a paróquia enviou uma nota de esclarecimento, garantindo que todas as decisões sobre a reforma foram tomadas em conformidade com as normas do Código de Direito Canônico e com ampla participação do Conselho Pastoral de Comunidade (CPC) e do Conselho Econômico. “Veicula-se informações equivocadas acerca da falta de transparência para com a comunidade paroquial no processo da reforma, bem como comentários inverídicos sobre a retirada do mosaico com a imagem de Nossa Senhora da Luz da fachada frontal da igreja – o que não vai acontecer”, diz um trecho do comunicado.
A paróquia assegurou que as informações sobre a reforma foram amplamente divulgadas durante as missas e reuniões pastorais, e que o projeto esteve disponível para consulta nos meses de junho e julho de 2024, tanto na sacristia quanto na secretaria da paróquia. “Em vista disso cabe-nos relevante sublinhar que todas as decisões acerca da reforma da Igreja Matriz Nossa Senhora da Luz foram tratadas em reuniões do Conselho Pastoral de Comunidade e reduzidas a termo por meio do registro em ata, que está disponível na sede da paróquia para todos que quiserem conferir”, orienta o documento.
Polêmica das cores
Quanto às cores utilizadas na reforma, foi informado que a tinta utilizada foi escolhida por suas propriedades impermeabilizantes e de conforto térmico, sendo aplicada nas torres e no telhado para evitar infiltrações. “O Conselho entendeu como uma das prioridades administrativas assumir esse trabalho em vista do melhor acolhimento dos fiéis, bem como da conservação do nosso Templo Santo, evitando infiltrações no telhado e torres, onde está sendo aplicado tinta Epoxi (cor Terra Fértil) específica para repelir água, tendo conforto térmico e impermeabilizante. Para tanto, conta exclusivamente com os recursos próprios, adquiridos mediante a generosa e indispensável doação dos paroquianos e de visitantes de outras paróquias”, afirma o comunicado.
Parte da história de Irati
A Paróquia Nossa Senhora da Luz já passou por diversas fases de reformas e ampliações ao longo dos anos. A igreja é uma referência histórica e cultural para a cidade de Irati, abrigando em seu passado momentos importantes como festas e celebrações diversas.
O comunicado de esclarecimento finaliza afirmando que as obras atuais têm como objetivo proporcionar melhor acolhimento à comunidade e garantir a preservação do patrimônio religioso, o que teve aprovação e a supervisão do Bispo Dom Bruno Elizeu Versari. “Incumbe-nos, sobretudo, garantir a continuidade da reforma sob a bênção e aprovação de Dom Bruno Elizeu Versari, atual Bispo Titular da Diocese, que em sua visita pastoral à nossa paróquia apreciou e manifestou acolhimento ao projeto.”
Lenon Diego Gauron