facebook

Candidatos a prefeito de Mallet destacam suas principais metas de gestão

02/10/2024

Candidatos a prefeito de Mallet destacam suas principais metas de gestão

Conheça as principais propostas dos candidatos Francisco José Makoski (PSD), Gilberto Karvoski (Republicanos) e Rogério da Silva Almeida (PSDB). Apesar de ter dito que participaria da entrevista, o candidato Pedro Kowalczyk (União Brasil) não respondeu às perguntas enviadas pela reportagem até o fechamento desta edição, mesmo tendo sido informado sobre o prazo

👉 ​Receba as notícias do Hoje Centro Sul no seu celular

Francisco José Makoski

Francisco José Makoski é candidato à prefeitura de Mallet pelo Partido Social Democrático (PSD). Aos 53 anos, casado e com ensino médio completo, Francisco é empresário e atualmente ocupa o cargo de vice-prefeito. Sua coligação “Mallet para Todos” é composta pelo PSD e PP. Tem como candidata à vice Lorena Aparecida Soares, também do PSD.

Prioridades de governo

Francisco destacou três áreas principais que nortearão sua gestão: saúde, educação e infraestrutura. Na área da saúde, sua proposta é ampliar o atendimento humanizado e específico para diferentes grupos da população. “Nosso foco é oferecer um atendimento completo e humanizado. Vamos ampliar o suporte ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) e implantar o Projeto ‘Mallet para Elas’, com atendimento especializado para mulheres. Além disso, o programa ‘Mais Cuidado em Casa’ levará cuidados paliativos diretamente às residências. Também modernizaremos nossa infraestrutura, construindo novas unidades de saúde e ampliando serviços, como a telemedicina, para garantir mais eficiência e acesso à saúde", explicou.

Na educação, o candidato propõe ampliar o ensino em tempo integral. “A Educação Integral, em tempo ampliadom será uma prioridade, pois acreditamos que a educação transforma vidas. Vamos integrar atividades extracurriculares, como esportes, cultura e tecnologia, em um ambiente que promova a autonomia dos alunos. Novos CMEIs serão construídos para aumentar o número de vagas, e as escolas existentes serão modernizadas, oferecendo uma infraestrutura completa e adequada às necessidades dos estudantes”, afirmou.

Em relação à infraestrutura, o Francisco informa que pretende fazer melhorias urbanas, como pavimentação, revitalização e novos projetos. “Vamos focar na ampliação da infraestrutura urbana, com projetos de pavimentação, revitalização de áreas centrais e criação ou ampliação de espaços públicos, como ciclovias e quadras esportivas, oferecendo mais qualidade de vida e lazer para a população”, disse.

Desafios do futuro

Para o candidato, o maior desafio para os próximos anos será encontrar um equilíbrio entre o crescimento urbano e a preservação do meio ambiente. “O maior desafio que Mallet enfrentará nos próximos anos será o equilíbrio entre crescimento urbano e sustentabilidade. À medida que o município continua se desenvolvendo, a demanda por infraestrutura e serviços públicos aumentará, assim como a necessidade de melhorias na mobilidade rural e urbana. Manter o ritmo de crescimento sem comprometer a qualidade de vida e a preservação do meio ambiente será uma tarefa complexa, mas essencial para garantir um futuro sustentável — e sabemos que isso é possível”, afirmou Francisco.

Inovações

“Nosso governo trará inovações focadas em modernização e eficiência para diversas áreas de Mallet. Implementaremos a telemedicina na saúde, garantindo que mais pessoas tenham acesso rápido a consultas, especialmente nas áreas rurais. Isso agilizará diagnósticos e tornará o atendimento mais acessível para todos. Na educação, além da ampliação da Educação Integral, introduziremos ferramentas tecnológicas nas escolas, com recursos interativos, preparando nossos jovens para o futuro digital. Também investiremos em uma gestão pública mais moderna, com a criação de plataformas digitais que permitirão ao cidadão realizar solicitações e acompanhar serviços do município de forma rápida e eficiente. Com essas inovações, nosso objetivo é tornar Mallet uma cidade mais conectada, moderna e preparada para os desafios do futuro, promovendo mais qualidade de vida e oportunidades para a população”, explicou o candidato.

Perfil de gestão

Francisco acredita que sua experiência política o qualifica para ser prefeito. “Tenho uma trajetória sólida como ex-vereador e presidente da Câmara, além de ocupar atualmente o cargo de vice-prefeito. Essa experiência me proporcionou uma visão ampla das necessidades do município e a capacidade de transformar projetos em realidade. Acredito em continuidade com inovação — já conquistamos avanços importantes e, agora, é hora de ir além”, descreveu.

“Minha gestão será focada em preservar o que já está funcionando bem e trazer novas soluções para o futuro. Vamos continuar aprimorando as áreas da saúde, educação, infraestrutura, esportes, cultura, turismo, assistência social, agricultura e meio ambiente”, acrescentou.

 

Gilberto Karvoski

Gilberto Karvoski, é candidato a prefeito pelo Republicanos. Aos 61 anos, casado, Gilberto é empresário. Ele encabeça a coligação "Por um Mallet com mais competência", composta por Republicanos e MDB, e conta com José Waldemar Les como candidato a vice-prefeito, também do Republicanos.

Prioridades de governo

Gilberto destaca três áreas centrais para sua gestão: saúde, educação e agricultura. Na saúde, ele pretende trazer novos equipamentos para o Hospital São Pedro, com o apoio do Governo Estadual.

"Na saúde, com o auxílio do Governo Estadual, queremos trazer um aparelho de raio-x, ultrassom e tomografia para equipar o Hospital São Pedro, além disso, pretendemos contratar um médico ginecologista e um pediatra para possibilitar consultas mensais às nossas mulheres e crianças. Também, vamos aumentar o quadro de profissionais fonoaudiólogos, para que atendam a demanda da comunidade autista", afirmou.

Na educação, Gilberto quer regularizar o piso salarial dos professores e implementar um programa de incentivo financeiro para crianças com boas médias escolares e que se destacam no esporte. “Já na educação, queremos regularizar o piso salarial de nossa equipe de professores, que há muito tempo lutam para receber o que lhes é de direito. Ainda, em conjunto com a Secretaria de Esportes, queremos trazer o programa federal ‘Bolsa Atleta’ para a esfera municipal, possibilitando que nossas crianças recebam incentivo financeiro para pratica esportiva, com o ressalve que apenas crianças com média alta em todas as disciplinas poderão concorrer ao programa, para assim, incentivar o esporte e a educação desde cedo. Para isso, também construiremos um novo ginásio de esportes, além de canchas sintéticas em nossos distritos, bairros e vilas”, disse.

Por fim, o candidato pretende dar atenção especial à agricultura, com diversas propostas para a área. “Gostaríamos de priorizar a Secretaria de Agricultura, com a manutenção contínua das estradas rurais, distribuição de mudas frutíferas aos pequenos produtores, criação do projeto para distribuição de calcário, implantação do Centro de Atendimento ao Produtor Rural com atendimentos de médico veterinário e engenheiro agrônomo, projeto para hora máquina anual para serviços de manutenções internas de propriedade privada, além de outros programas, sempre visando o incentivo à agricultura em nossa cidade”, descreveu Gilberto.

Desafios para Mallet

Para o candidato, o principal desafio nos próximos anos será modernizar e reestruturar Mallet. "Acredito que o maior desafio a ser enfrentado nos próximos anos, será a reestruturação e modernização da cidade, pois, em comparação as cidades vizinhas, ficamos para atrás em muitos pontos. Mas, nós estamos prontos e somos capacitados para recuperar o tempo perdido e trazer a verdadeira renovação para Mallet”, afirmou.

Inovações

Entre as inovações que Gilberto Karvoski promete trazer, está a doação de 50% de seu salário como prefeito para instituições filantrópicas e sociais da cidade. Além disso, ele pretende realizar reuniões periódicas para ouvir as necessidades de cada comunidade. "A primeira inovação, será a doação de 50% de meu salário como prefeito para instituições filantrópicas e sociais de Mallet, compromisso esse, já firmado em Declaração Pública. Além disso, quero priorizar a participação do povo, com reuniões para ouvir as necessidades de cada comunidade”, comentou.

Perfil de gestão

Gilberto afirma que se considera a melhor opção para os eleitores de Mallet devido à sua experiência como empresário, sua formação em contabilidade, além de sua influência política. "Me considero a melhor opção para os cidadãos Malletenses, porque sou um empresário formado em contabilidade, com experiência em administração de diversos negócios, além disso, possuo influência política para obtenção de recursos, tornando viável o cumprimento de nossas propostas", concluiu.

 

Rogério da Silva Almeida

Rogério da Silva Almeida, candidato pelo PSDB, é candidato à prefeitura de Mallet pela coligação "Competência e Honestidade", formada por Federação PSDB Cidadania (PSDB/Cidadania) / Federação Brasil da Esperança - Fé Brasil (PT/PC do B/PV). Aos 55 anos, o servidor público estadual e ex-prefeito da cidade, Rogério concorre com Pedro Luiz Przybysz, também do PSDB, como vice-prefeito.

Prioridades de governo

Perguntando sobre as três prioridades de Rogério para Mallet, ele foi direto: “Saúde, estradas e educação”, disse.

Desafios para Mallet

Para Rogério, o maior desafio que o município enfrentará nos próximos anos está relacionado às obras e à infraestrutura urbana e rural, devido à falta de planejamento estratégico.  O principal desafio são as “obras e infraestrutura urbana e rural, porque não foram planejadas e executadas com visão de curto, médio e longo prazo”, afirmou.

Inovações

Rogério destaca que pretende trazer inovações para diversas áreas do município. Ele planeja avanços na agropecuária, melhorias significativas na infraestrutura e no sistema educacional. “Avanços nas áreas de Agropecuária, Infraestrutura, Educação Infantil, Fundamental e Superior”, descreveu.

Perfil de gestão

Com dois mandatos anteriores como prefeito de Mallet, Rogério se considera a melhor escolha para os eleitores e devido à sua experiência em gestão pública e o conhecimento que acumulou ao longo dos anos sobre as necessidades do município. “Tenho a experiência de dois mandatos bem-sucedidos nas mais diversas áreas, conhecimento em gestão pública, conhecimento de todo o município com seus moradores, tenho competência para administrar o dinheiro público e as melhores propostas de governo são as nossas, Rogério e Pedrinho Przybysz”, concluiu Rogério.

Da Redação/ Hoje Centro Sul

Comentários

A Edição 1635 do Jornal Hoje Centro Sul já está nas bancas! 🗞️
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580