Cartório Eleitoral de Irati prepara e testa as urnas eletrônicas para eleições municipais

Por Redação 3 min de leitura

Foi realizada a cerimônia de testes das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições municipais de 6 de outubro em Irati e Inácio Martins. Aberto ao público, o evento reforçou a transparência do processo eleitoral. Durante a cerimônia, foram demonstrados como funciona a carga do sistema oficial, a lacração e conferência das urnas, além da simulação de votação, garantindo o pleno funcionamento dos equipamentos

👉 ​Receba as notícias do Hoje Centro Sul no seu celular

Nesta semana, entre os dias 23 e 25 de setembro, o Cartório Eleitoral de Irati preparou as urnas eletrônicas que serão utilizadas em Irati e em Inácio Martins nas eleições municipais de 6 de outubro. Cada urna recebeu a carga do sistema oficial, foi conferida e lacrada.  As mídias que registram os votos também foram geradas.

A cerimônia de lacração das urnas, que é aberta ao público, foi transmitida ao vivo no programa Meio Dia em Notícias da Rádio Najuá no dia 23 e também disponibilizada nas redes sociais do Jornal Hoje Centro Sul e da emissora de rádio. 

O juiz eleitoral da 34ª Zona Eleitoral, Dawber Gontijo Santos, comentou sobre a importância  de demonstrar o funcionamento do processo de votação. “É importante dar publicidade para isso para que as pessoas saibam que o processo de colocação de voto é lícito, é correto e isento de qualquer problema, de qualquer alegação que se possa fazer depois. Isso [carga do sistema oficial] é feito de urna a urna, segue um método muito claro, muito preciso. A urna é lacrada, é um processo confiável”, afirmou o magistrado, reiterando que não há possibilidade de ataques cibernéticos, uma vez que as urnas são totalmente isoladas, ou seja, não são conectadas à internet.

Os equipamentos também são lacrados, e no lacre constam as assinaturas dos representantes do Cartório Eleitoral, do Juiz Eleitoral e do Promotor de Justiça Eleitoral. “Na hora da contagem dos votos, quem quiser ver, pode ver o lacre ser retirado e aí sim se retira a mídia. Não tem como haver interferência entre a data de hoje [da lacração da urna] até a data de apuração do voto”, explicou o juiz eleitoral.

Nas eleições municipais deste ano, 220 urnas foram testadas e preparadas pelo Cartório Eleitoral de Irati, atividade aberta ao público, reforçando a transparência do processo eleitoral. Os equipamentos serão utilizados em 185 seções oficiais e 35 urnas são de contingência – poderão ser utilizadas caso sejam necessárias substituições.  

No total, mais de mil colaboradores estão envolvidos no processo das eleições municipais, incluindo mesários, coordenadores de acessibilidade e motoristas.

Zerésima e boletim de urna

Após a preparação das urnas, um dos equipamentos foi escolhido aleatoriamente pelas equipes da Najuá e Hoje Centro Sul para teste. A chefe do cartório eleitoral de Irati, Daisy Cler Filla de Oliveira, realizou o procedimento inicial da cerimônia de demonstração do funcionamento do