21/07/2025
O prefeito Emiliano Gomes anunciou os projetos durante o 35º Rodeio Crioulo de Integração, que ocorreu no último final de semana para celebrar os 118 anos de Irati
A construção da Casa da Cultura Tradicionalista Gaúcha no CT Willy Laars foi anunciada pelo prefeito Emiliano Gomes, durante o 35º Rodeio Crioulo de Integração, que ocorreu entre os dias 10 e 13 de julho para comemorar os 118 anos de Irati e reuniu expressivo público.
A nova estrutura será um espaço dedicado à memória das famílias que ajudaram a construir o tradicionalismo iratiense, abrigará acervos históricos, troféus e atividades culturais.
De acordo com a Secretaria de Comunicação Social de Irati, a obra foi anunciada pelo prefeito no dia 11 e terá investimentos entre R$ 300 mil e R$ 400 mil, oriundos de emenda parlamentar já garantida.
A maquete da futura Casa da Cultura Tradicionalista Gaúcha foi elaborada pelo artista local Marcos Pedroso, o Passarinho.
Outro projeto lançado durante o evento foi "Irati - Rios de Mel", que, inspirado no programa Poliniza Paraná, propõe a instalação de colmeias de abelhas nativas sem ferrão para recuperar espécies ameaçadas e promover consciência ambiental. A apresentação do projeto aconteceu no dia 12.
A inclusão social foi uma prioridade da organização, que distribuiu 3 mil ingressos gratuitos para crianças no parque de diversões e nos brinquedos infláveis, número que precisou ser ampliado, graças ao apoio de patrocinadores, devido à alta demanda.
Campeira e Artística
As competições campeiras foram o coração do 35º Rodeio Crioulo de Integração. Ao todo, mais de mil laçadores participaram das disputas em diversas categorias, além de provas como a Vaca Parada, o Laço Piá, Laço Guri, Laço Veterano, Laço Irmão, Pai e Filho, Patrão, Capataz, Laço Prenda e muitas outras que movimentaram a pista de laço Nei Cabral durante os quatro dias. A participação expressiva de competidores de todo o estado reforçou a força do tradicionalismo e a importância de Irati no circuito gaúcho do Paraná.
Uma das principais novidades deste ano foi a realização da primeira prova de Vaca Gorda na quinta-feira, fato inédito nas 35 edições do rodeio. O retorno da invernada artística após um ano de pausa também movimentou o evento, com apresentações de música, dança e poesia que reuniu CTGs da primeira, segunda e sexta regiões tradicionalistas.
Comércio local
Outra inovação foi no modelo de ocupação do espaço comercial do evento. Diferente de edições anteriores, a Prefeitura abriu editais com 50% de desconto para comerciantes locais, para incentivar a participação de empreendedores de Irati e da região, o que refletiu em preços mais acessíveis para o público. A medida marcou uma nova forma de integrar o comércio à cultura tradicionalista.
Autoridades
Durante os quatro dias de evento, o rodeio também recebeu lideranças políticas que prestigiaram e reconheceram a força do tradicionalismo iratiense. Na sexta-feira (11), o governador em exercício Darci Piana e o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi, estiveram presentes. No sábado (12), a festa contou com a presença do secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, e do deputado estadual Marcelo Rangel. E no domingo (13), o deputado estadual Hussein Bakri também participou do evento.
Da Redação/Hoje Centro Sul, com informações Assessoria PMI