Como a Inteligência Artificial está mudando a forma que vivemos? Quais os benefícios e desafios?
Com o avanço acelerado da tecnologia, a Inteligência Artificial (IA) está transformando a maneira como vivemos e trabalhamos. Desde a recomendação de produtos em aplicativos até a automação de tarefas cotidianas, suas aplicações são vastas e impactantes. No entanto, junto com os benefícios, surgem desafios significativos, como o uso inadequado durante as eleições e a criação e propagação de conteúdo falso
A Inteligência Artificial (IA) refere-se à capacidade de máquinas e sistemas digitais de realizarem tarefas similares as dos humanos. Esta tecnologia, que já se destaca pela sua aplicação em diversas áreas como saúde, educação, segurança e até agricultura, está se tornando cada vez mais presente no cotidiano. Contudo, sua utilização também levanta preocupações e desafios, especialmente no que diz respeito ao uso inadequado no processo eleitoral e na criação de conteúdo falso.
Aplicações eficientes de IA
Valter Estevam leciona no curso de graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e no curso Técnico em Informática no Instituto Federal do Paraná (IFPR) de Irati. Sua pesquisa foca em aprendizagem de máquina, visão computacional e processamento de linguagem natural.
De acordo com suas pesquisas, as IAs têm apresentado inúmeros benefícios tanto para fins comerciais quanto para a sociedade em geral. Ele destaca exemplos, como sistemas de recomendação em aplicativos (apps) de compras e redes sociais, ferramentas de navegação por GPS e outras. “Se eu abro um aplicativo de compras e ele me apresenta uma lista de produtos que tem relação com o meu padrão de consumo ou ainda, se abro um app de rede social e ele me apresenta vídeos alinhados aos meus interesses, estou usando um sistema de recomendação que certamente utiliza alguma técnica de IA. Se eu abro um aplicativo de GPS e ele traça uma rota para o meu deslocamento, eu também estou utilizando uma IA. Mais recentemente ganharam notoriedade também as chamadas IAs generativas, que são ferramentas que geram texto e imagens a partir de entradas textuais, os prompts”, detalha.
Também diretamente envolvido com o mundo tecnológico, Igor Kschevy é graduado em Sistemas de Informação com especialização em Docência no Ensino Superior e Gestão de TI. Ele atua no Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) do Centro Universitário Campo Real de Irati e destaca que comercialmente as IAs auxiliam empresas na geração de textos para redes sociais, planejamento e criação de conteúdos persuasivos. Já no uso no dia a dia, ele cita dispositivos que respondem a comandos de voz, o que pode facilitar a vida de pessoas mais idosas, por exemplo. “Hoje em dia é comum ouvirmos falar sobre as casas inteligentes utilizando integração com a Alexa. Isso pode facilitar muito a vida de pessoas com mais idade e que têm certa dificuldade com tecnologia, pois através de comandos de voz, é possível controlar TV, criar lista de compras, ligar e desligar as luzes, ouvir músicas, abrir e fechar as cortinas, realizar ligações, entre outros. Todas essas integrações são possíveis através da evolução dos dispositivos eletrônicos em geral, que possuem acessibilidade que permite
Publicado originalmente em: 29-jul-24
Fonte: Hoje Centro Sul
