Consumidores reclamam da qualidade dos serviços de internet e telefonia móvel

Por Redação 4 min de leitura

O Procon de Irati já recebeu diversas reclamações e realizou notificações, além de comunicar a situação à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), com o objetivo de buscar soluções para os problemas relatados

Em Irati, os consumidores têm expressado crescente insatisfação com os serviços de internet e telefonia móvel, com a operadora TIM liderando as reclamações. Os problemas variam desde a qualidade da conexão até questões relacionadas ao atendimento e serviços prestados. Além da TIM, outras operadoras também estão na mira das críticas. Com isso, o Procon Municipal tem sido procurado por diversos consumidores e feito notificações e comunicações à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) sobre a situação.

Mauricio Martins, residente no bairro Canisianas e profissional de marketing digital, relata enfrentar constantes problemas com suas duas linhas telefônicas. “Eu uso a TIM, eu tenho dois chips, o pessoal e o empresarial, e os dois chips estão com problema, eles não funcionam. Um dia funciona e durante uns quatro dias para de funcionar. Se for depender do telefone para alguma coisa de negócio, esqueça”, relata Mauricio.

Ele destaca que frequentemente precisa buscar uma conexão de internet fixa, o que compromete suas atividades, que dependem de conexão estável. “Às vezes tenho que sair procurar um Wi-Fi, porque não tem internet da TIM e nem dá para fazer uma ligação. Se precisar mandar um WhatsApp ou alguma coisa que precisa urgente da internet, não vai ter como”, conta.

Ele afirma que já tentou resolver os problemas com a operadora em diversas ocasiões, mas suas tentativas foram frequentemente frustradas por atendimentos automatizados ou por atendentes que não solucionaram a questão.

Moradores e trabalhadores da região central de Irati também têm enfrentado os mesmos problemas de falta de conectividade. O analista de sistemas Gabriel Raul Blanski, morador do Centro de Irati, conta que recentemente mudou de operadora devido à insatisfação enfrentada com a falta de conectividade e outros serviços da TIM no município. “Eu mudei de operadora por vários motivos, porque primeiro que esses últimos tempos, o 4G está muito ruim, bem ruim mesmo. A ligação também está caindo bastante, se você está falando normal, a ligação cai, você tem que retornar para a pessoa para continuar conversando, mas fica cortando bastante a ligação”, descreve Gabriel. “Eu sofri bastante para tentar cancelar o plano com eles. Ficavam me jogando de um atendente para o outro e eu preferi mudar de operadora”, complementa.

Busca por soluções

Adriano Pinto Godói trabalha com pintura residencial e é morador do bairro Engenheiro Gutierrez. Ele também enfrenta problemas de conectividade em sua linha telefônica e conta que em uma das reclamações que fez à operadora TIM, foi informado pela atendente  que os problemas são devidos à transição da rede 4G para o 5G no município. “Eu conversei com a moça lá da operadora, eles me ligaram oferecendo um plano, eu falei que na verdade queria cancelar. Não tem condição, funciona um dia sim, um dia não, aí ela me disse que é porque eles estão trocando do 4G para o 5G. Mas quando cai o sinal num lugar da cidade, pode ter certeza que foi na cidade inteira. Eu estou trabalhando no bairro Alto da Glória e vou até em casa, no Gutierrez, sem sinal”, descreve.

O coordenador do Procon de Irati, Ronaldo Luiz Evangelista, destaca que o órgão tem recebido frequente