facebook

Dia Internacional dos Povos Indígenas é celebrado em Irati

20/08/2023

Dia Internacional dos Povos Indígenas é celebrado em Irati

A Secretaria de Assistência Social de Irati promoveu, na última terça-feira (15), um evento em alusão ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, celebrado no dia 9 de agosto. A iniciativa aconteceu no Centro da Juventude, com objetivo de promover um momento de reflexão sobre a história dos povos indígenas no Brasil e a valorização cultural.

A programação contou com apresentações do grupo Cultural Indígena Go Ky Pyn e rodas de conversas entre estudantes do Magistério do Colégio Antônio Xavier da Silveira e do curso de Psicologia da Unicentro.

A Secretária de Assistência Social, Sybil Dietrich, reforçou a importância de promover essa ação para valorizar a cultura indígena e reconhecer o significado histórico que ela tem no Brasil. “Esse evento vem para repensarmos a nossa história. É momento de pensarmos sobre os conceitos e preconceitos que a sociedade tem. O intuito é valorizar a cultura e promover ações que garantam o direito da população indígena”, aponta.

Sybil ainda destacou a importância de convidar estudantes do Magistério do Colégio Antônio Xavier da Silveira e do curso de Psicologia da Unicentro para somar nesse debate importante. “A ideia foi promover um momento de diálogo e de troca junto aos nossos jovens que estão em processo de formação e vão disseminar tudo aquilo que discutimos nesse espaço”, afirma.

Daniele Felix, indígena e acadêmica da Unicentro, conta como o povo Kaingang se expressa por meio de apresentações culturais e a importância que eventos como esse representam para a população indígena. “Eles mostram um pouco da cultura dos rituais, cantos e também um pouco do fortalecimento da cultura que vai passar de geração para geração”, conta. “Como indígena vir nesse espaço é um avanço, pois antes nós não tínhamos fala. Ver que as pessoas estão dispostas a conhecer a cultura é muito bom e necessário”, destaca.

Também estiveram presentes no evento a Diretora de Igualdade Racial, Povos e Comunidades Tradicionais do Governo Estadual, Clemilda Santiago Neto, representantes do Núcleo Regional de Educação, além de professoras da Unicentro e do Colégio Antônio Xavier da Silveira.

Casa de passagem indígena

O trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social com a população indígena tem se tornado referência para outras cidades. Irati é um dos municípios paranaenses que possui uma Casa de Passagem Indígena, um serviço tipificado como de alta complexidade.

A proposta é ofertar proteção integral aos indígenas em trânsito no município para a venda de seus artesanatos. O acolhimento é provisório e assegura condições de dignidade a esta população. A Casa tem a capacidade para acolher 20 pessoas, em uma estrutura que conta com área total de 153,13 metros quadrados, com três quartos, sala, cozinha, copa e dois banheiros.

Texto/Fotos: Assessoria PMI

Comentários

Edição 1594
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580