10/07/2025
Implantar um sistema moderno de estacionamento rotativo é um dos objetivos da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania, enquanto gestora do trânsito em Irati. A criação do Estar Digital busca melhorar a mobilidade e democratizar o uso das vagas no centro da cidade
Com pouco mais de 10 anos de implantação, o Estacionamento Regulamentado (Estar) de Irati passará por uma mudança significativa com o novo sistema do Estar Digital. De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania, o edital de licitação para contratação da empresa prestadora deste serviço está em fase final e deve ser lançado em breve. A expectativa é de que, ainda neste ano, o modelo seja disponibilizado à população.
Seguindo o padrão similar adotado por cidades, como Ponta Grossa, Guarapuava e Curitiba, o objetivo principal do Estar Digital é organizar o uso das vagas em áreas de grande movimento, como regiões centrais e comerciais, limitando o tempo que cada veículo pode permanecer estacionado.
Processo de licitação
Adriano Gura, diretor do Departamento de Trânsito de Irati (Iratran), explica como está a situação da operação de implantação. “Estamos aguardando todo o processo de organização e tramitação da documentação do edital, que é executado pelo departamento de Licitações da Prefeitura”.
Além deste documento oficial, que estabelece as regras e condições para a seleção de fornecedores em um processo de contratação pública, Gura lembra que há outros trâmites na sequência, como os prazos de contratação da prestadora do serviço e de implantação do sistema, para que o Estar Digital funcione na palma da mão dos iratienses.
A implantação deste modelo é um dos objetivos da Secretaria de Segurança Pública, enquanto gestora do trânsito no município. “A vinda do Estar Digital será de grande valia para a população. Um dos benefícios é a facilidade para o uso, pois a compra do cartão físico, como temos hoje, muitas vezes, é restrita. E, com o novo modelo, ficará simples adquirir o serviço de outras maneiras, como o pagamento por PIX, por exemplo. Além disso, a ativação automática será uma comodidade”, completa o secretário de Segurança Pública, Gadyel Koslik Jonson.
Todo este processo deve ser acompanhado pelo Conselho Comunitário de Segurança de Irati (Conseg). “As grandes cidades já estão com o Estar Digital operando. Devemos seguir junto com a tecnologia, para a melhoria na prestação dos serviços públicos, tais como sinalização, fiscalização de trânsito e educação no trânsito”, ressalta Gisleia Ferreira, que assumirá a presidência do Conselho nos próximos dias.
Estar Digital na prática
Para ter acesso ao Estar Digital, o condutor deverá baixar o Aplicativo em seu smartphone e cadastrar o veículo na plataforma. “O usuário adquire créditos e poderá estacionar na vaga destinada, demarcada com o Estar. A fiscalização será feita por um veículo equipado com câmera OCR (reconhecimento de caractere óptico) que possui o programa avançado de inteligência artificial (IA) capaz de reconhecer a placa e o valor de saldo no veículo”, conforme Gura. Ele explica que o condutor precisará fazer a ativação no momento em que estacionar ou poderá deixar o serviço acionado de forma automática.
Com esta atualização, o cartão de papel deixará de ser utilizado, mas de maneira gradativa. “Teremos um prazo de adaptação para substituir o sistema atual. Para isso, vamos oferecer suporte técnico à população, em especial às pessoas que podem ter dificuldade, como os idosos, no uso de tecnologias”. O diretor do Iratran também destaca que haverá um trabalho voltado para atender os moradores das áreas rurais com a criação de pontos de apoio ao usuário. “Nossa equipe estará à disposição para prestar todo o tipo de auxílio”, afirma. Além dos pontos de apoio, o município deverá fazer uma ampla campanha de divulgação deste serviço para sanar as dúvidas da população.
Gura ainda destaca que o Estar Digital marcará uma nova fase, impactando de forma muito positiva o trabalho da equipe do Iratran, no que diz respeito ao atendimento ao usuário com mais rapidez e praticidade, somadas à democratização das vagas. Os valores arrecadados pelo Estar seguirão com a mesma finalidade, após a implantação digital, com investimentos em equipamentos de sinalização, compra de uniformes, custos administrativos e campanhas educativas que serão retomadas.
A expectativa do comércio
Assim como os usuários aguardam o novo sistema, o comércio iratiense também está na expectativa pelo modelo digital. A presidente da Associação Comercial e Empresarial de Irati (Aciai), Samara Coelho, diz que a entidade entende que o modelo atual do Estar, ainda baseado em anotações manuais e pagamentos exclusivamente em dinheiro, tornou-se ultrapassado frente às demandas atuais da mobilidade urbana.
“O sistema exige um grande número de pessoas para sua operação, o que compromete a eficiência e gera dificuldades, tanto para os usuários quanto para a gestão. A falta de opções modernas de pagamento e de controle digital também limitam a transparência e a agilidade no atendimento, impactando negativamente a experiência dos motoristas e comerciantes locais”, cita Samara.
Diante dessas observações, a presidente comenta que a expectativa da Aciai é que o novo Estar Digital traga modernização, praticidade e segurança para todos os envolvidos. “Esperamos um sistema intuitivo, com diversas formas de pagamento, que permita ao usuário comprar créditos com facilidade e visualizar seu tempo de uso em tempo real. Para o comércio, acreditamos que a digitalização possa contribuir com o fluxo de clientes e melhorar o ambiente urbano, reduzindo conflitos e otimizando o uso das vagas rotativas”. O desejo da Aciai é que o novo modelo seja mais eficiente, transparente e alinhado com o crescimento da cidade.
Fernanda Hraber