23/12/2023
O encanto do Natal transborda não apenas em luzes brilhantes e decorações festivas, mas também na magia dos laços familiares. Dentro desse cenário de união e afeto, os ensaios fotográficos temáticos são mais do que simples registros visuais; mas também, momentos repletos de sentimentos e histórias.
Neste ano, as irmãs Thainá Franco e Alicia Rafaeli optaram por uma experiência inédita para as duas: realizaram seu primeiro ensaio fotográfico temático de Natal. Thainá conta que o ensaio se transformou em uma oportunidade única de capturar e compartilhar sua ligação especial com Alicia. “É incrível. Foi a nossa primeira vez fazendo um ensaio fotográfico juntas. As fotos de Natal capturam de maneira especial e divertida, revelando também a sintonia especial que criamos em nosso primeiro ensaio”, conta.
A fotógrafa Liah Linhares explica que o Natal é um período em que as famílias costumam estar mais próximas e comenta a importância de registrar esses momentos. “Os ensaios de Natal, ao meu ver, são muito esperados pelas famílias. O Natal, ele é família, é aquele momento que você vê aquela família inteira chegando, enche o coração da gente, sabe? Estamos vivendo tempos difíceis, mas saber que a pessoa tirou ali meia horinha para registrar o momento com o filho, é importante para nós também”, descreve a fotógrafa.
Para ela, os ensaios fotográficos não são apenas um registro visual, mas uma oportunidade de resgatar e fortalecer laços afetivos. “A gente fica muito feliz quando vê que essa questão familiar está voltando um pouquinho, porque às vezes, acabamos deixando de lado durante o ano todo. É trabalho, é escola, a gente tem uma rotina, a gente deixa o filho de lado, mas você trazer o teu filho para o ensaio, você participar do ensaio, é muito importante”, afirma Liah.
Para Thainá, os registros com sua irmã são muito mais do que um simples álbum de fotografias. “O resultado é um conjunto encantador, repleto de autenticidade e momentos memoráveis”, relata.
Em um mundo cada vez mais digital, Liah ressalta também a relevância das memórias tangíveis. “O que a fotografia faz? Ela eterniza aquele momento, ela vai te dar a oportunidade de cada vez que você olhar, você reviver. E é gostoso você ir na sala olhar aquele quadro bonito da família. Sem contar que o tempo está passando, as crianças estão crescendo, a gente está envelhecendo. Então cada vez que você olha, você volta para o passado, você vê quanto você mudou, o quanto aquela criança cresceu”, enfatiza a fotógrafa.
Mais de um motivo para sorrir
O encontro com a fotografia foi além do que uma simples escolha profissional para Liah Linhares. Em um período desafiador em que ela lutava contra a depressão, a descoberta do talento não apenas se tornou sua profissão, mas também renovação e esperança. “A foto me tirou da depressão, me deu um foco e me deu uma profissão. Eu trabalho, eu sou empreendedora, e não me vejo fazendo outra coisa”, avalia.
Além disso, novas amizades surgem a cada novo ensaio realizado. “É engraçado, porque a gente fica amigo das pessoas, sabe? Eu tenho amigos que eram clientes e hoje frequentam minha casa, a gente sai junto”, conta.
Texto: Lenon Diego Gauron/Hoje Centro Sul
Fotos irmãs: Liah Linhares/Eternize Momentos
Foto Liah fotógrafa: Lenon Diego Gauron/Hoje Centro Sul