facebook

Férias escolares mudam o ritmo das famílias, que buscam alternativas para manter os filhos longe das telas

19/07/2025

Férias escolares mudam o ritmo das famílias, que buscam alternativas para manter os filhos longe das telas

Muitos pais precisam continuar trabalhando nesse período em que escolas públicas e particulares estão em recesso. As famílias se reorganizam e buscam alternativas, como as Colônias de Férias e os passeios em praças e parques, para entreter as crianças e evitar o uso excessivo de celulares e tablets 

 

As férias escolares de julho mudam o compasso da cidade. Em Irati, a pausa nas aulas traz efeitos que vão além das escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) vazios, pois muda a rotina de muitas famílias, movimenta os espaços de lazer e fomenta negócios. Se para alguns esse é um período de descanso, para a maioria dos pais e mães representa um desafio logístico por conta do trabalho.

Neste ano, a coordenadora de vendas, Suele Machado de Souza, que trabalha no comércio há nove anos, está conseguindo aproveitar as suas férias com a filha, Lavínia Alves de Souza, de três anos, que é aluna no CMEI José Maria Orreda. “Desta vez, consegui tirar minhas férias junto com ela para poder aproveitar e ficarmos juntas”, conta.

As férias da pequena Lavínia estão mais especiais ainda porque sua mãe e seu pai, Leandro Alves de Souza, montador de móveis, decidiram aproveitar este momento com uma viagem para Foz do Iguaçu. “Estamos em viagem, aproveitando para levar ela conhecer as Cataratas do Iguaçu. Sei que ela é pequena e, provavelmente, não vai lembrar desta viagem quando crescer, mas terei fotos para mostrar quando ela entender e verá que, desde pequena, seus pais sempre a levaram para viajar e, juntos, conhecemos lugares maravilhosos”, destaca Suele.

Este é um momento único para a família, pois Lavínia frequenta o CMEI desde um ano de idade e, no mesmo período em anos anteriores, os pais precisaram contratar uma pessoa para cuidar da filha.

Colônias de Férias em alta

Nem todos os pais conseguem pausar e, para muitas famílias, a rotina continua. Com os CMEIs e escolas fechados, é preciso encontrar alternativas para cuidar das crianças. As colônias de férias, organizadas por empreendedoras locais, têm sido uma solução prática.

Na Pousada Senda do Sol, localizada no Pinho de Baixo, Tirciana Strege Bini, em parceria com a Chácara Girassol, promove a Colônia de Férias de julho pela segunda vez com amplo espaço ao ar livre e proposta de imersão com a natureza. Voltada para crianças de até 10 anos, a iniciativa garante dias cheios de atividades longe das telas.

“A nossa proposta é levar as crianças para brincar ao ar livre, com liberdade, segurança e contato direto com a natureza. A gente acredita muito no poder dessas experiências simples, mas marcantes”, explica Tirciana.

A programação inclui o transporte de van até a chácara, atividades como brincadeiras livres, caixa de areia, casinha, slackline, plantio na horta e até um dia especial para brincar com a bicicleta. As crianças também têm a oportunidade de conhecer animais de perto, caminhar por uma pequena trilha e desenvolver curiosidade pelo ambiente rural.

“Quando o grupo é maior, a gente organiza por atividade ou até por interesse. Respeitamos o tempo e o jeito de cada criança. Também acolhemos crianças atípicas, com necessidades especiais, sempre com muito carinho e atenção”, afirma a organizadora da Colônia de Férias. A alimentação, feita com ingredientes frescos e locais, também se torna uma atração à parte. “Servimos comida caseira de verdade, como pão, manteiga, bolos de frutas e alimentos orgânicos produzidos na própria chácara”. O local não permite o uso de telas ou celulares pelas crianças — o que, segundo a organização, contribui para uma imersão mais completa.

A Happy Day, empresa de recreação criada por Daiane Lima, realiza a Colônia de Férias pela quarta vez. A primeira edição da colônia aconteceu em janeiro de 2024 e surgiu de uma percepção prática do dia a dia: a falta de opções para pais que precisavam trabalhar durante as férias escolares. “Naquele momento, vimos uma possibilidade real, porque muitos pais têm dificuldade de encontrar alternativas e foi um sucesso”, relembra. Hoje, ela tem capacidade para atender 70 crianças.

De lá pra cá, a empresária observa uma mudança no perfil de quem procura esse tipo de serviço. “Em 2024, a maioria das famílias buscava a colônia por necessidade, principalmente quem não tem rede de apoio. Mas neste ano, eu percebo que isso foi além: os pais querem tirar as crianças das telas, oferecer um outro tipo de vivência”.

A proposta da empresa foca no desenvolvimento das crianças através de atividades, jogos e dinâmicas que incentivem o brincar e o convívio. “Temos um planejamento exclusivamente pensado nesse desenvolvimento. A ideia é criar experiências com interação, conexão e, principalmente, troca afetiva.”

Para Daiane, as colônias de férias passaram a ter um novo significado. “Não é mais só um espaço para deixar a criança ocupada. Elas possibilitam outras vivências e experiências, e isso tem um valor muito grande — tanto para os pais quanto para os filhos”.

Quem vive esta experiência é a pequena Emilia Sabat, de sete anos. “Já participo desde a primeira edição, adoro a colônia de férias da Tia Dai”. Emilia destaca algumas das brincadeiras preferidas: "skibunda, esconde-esconde sardinha slimes, fondue, também gosto de pinturas. São tantas brincadeiras, gosto de todas. E sempre tem alguma brincadeira nova”, conta ela.

Dessa forma, a menina ainda tem a oportunidade de conhecer outras crianças e fazer novos amigos. Elizabeth Sabat, mãe de Emilia, explica que "além de ajudar na conciliação do trabalho com recesso escolar, na colônia há segurança e confiança, profissional capacitada e responsável, proporcionando atividades diferentes todos os dias”. Para ela, a experiência da Colônia de Férias permite que a criança descanse da rotina escolar, explore mais seus interesses, habilidades criativas, pratique exercícios físicos, socialize e aprimore a empatia.

Opções gratuitas

Enquanto algumas famílias encontram soluções privadas, outras aproveitam o que a cidade já oferece: praças, parques e a Casa da Cultura estão entre os principais destinos em Irati.

Como uma opção de passeio nestas férias, pelo centro da cidade, a Casa da Cultura estará aberta à comunidade com uma nova exposição, a partir desta sexta-feira (18), às 19h. Intitulada como “Além do Visível”, a exposição fotográfica do artista iratiense, Rodolfo Duda, é um convite ao público a perceber detalhes do dia a dia que, muitas vezes, escapam ao olhar apressado.

Cinema

No cinema da cidade, a programação das salas segue especial voltada ao público infantil com oito exibições diárias dos filmes Superman, Lilo & Stitch, Como Treinar o seu Dragão, Jurassic World: Recomeço e Smurfs.

 

Fernanda Hraber

Comentários

A edição 1698 do Jornal Hoje Centro Sul já está nas bancas!🗞️📰
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580