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Governo do Estado libera R$ 35 milhões para a pavimentação de ruas de Irati

09/06/2025

Governo do Estado libera R$ 35 milhões para a pavimentação de ruas de Irati

O mês de junho começou com uma excelente notícia para a população iratiense: muitos quilômetros de asfalto já têm recursos assegurados pelo programa Asfalto Novo, Vida Nova, do governo estadual. Para atender a maior quantidade possível de bairros de Irati, o prefeito Emiliano Gomes conta que as obras de pavimentação deverão ser feitas em três etapas, uma por ano, em cada bairro que ganhará asfalto

 

Na última segunda-feira (02), o governador Ratinho Júnior anunciou um convênio no valor de R$ 35 milhões com o município de Irati para assegurar obras de pavimentação na área urbana da cidade, atendendo os bairros que possuem ruas sem asfalto ou calçamento.  Irati é um dos 14 municípios paranaenses contemplados pela nova fase do programa Asfalto Novo, Vida Nova, que investirá R$ 580 milhões em todo o Estado para atender municípios que têm entre 50 mil a 100 mil habitantes. Na região Centro Sul, apenas Irati se enquadra nesta faixa populacional e foi beneficiado.

O deputado Alexandre Curi, presidente da Assembleia Legislativa do Paraná e um dos representantes de Irati junto ao Governo Ratinho Júnior, enfatiza a importância das obras.

“É o maior convênio de pavimentação da história do município de Irati”, afirma Curi, que também explica a participação dos deputados estaduais na destinação dos recursos. “A Assembleia tem sido protagonista desse desenvolvimento. Com recursos da Assembleia Legislativa, iniciou o programa Asfalto Novo e chegou agora até a cidade de Irati. Parabéns Emiliano, mas principalmente, parabéns às famílias de Irati”, diz.

Hussein Bakri, outro deputado estadual que representa Irati junto ao Governo, também cita a atuação da Assembleia Legislativa e parabeniza a gestão municipal, enaltecendo o trabalho que vem sendo feito.  “Tenho orgulho porque a Assembleia tem participado disso e quero parabenizar a organização fantástica da prefeitura, com bons projetos, tudo na mão”, diz Hussein.

Mudança na realidade de Irati

Na avaliação do prefeito Emiliano, “estes R$ 35 milhões que vão mudar a realidade de Irati”. Ele conta como a equipe da prefeitura está trabalhando para viabilizar as obras. “Desses R$ 35 milhões, R$ 10 milhões nós já temos projetos entregues, já estão na Secretaria das Cidades.  São projetos que conseguimos em tempo hábil, esse ano ainda produzir. Neles estão contemplados alguns bairros: a Colina Nossa Senhora das Graças, o Alto da Glória II, a pavimentação da Yazaki e temos também alguns trechos de via no Rio Bonito, ainda que faltam. E o restante, houve a abertura de uma nova licitação, que nós teremos um vencedor no dia, provavelmente, 14 de julho e a empresa vencedora vai ficar responsável pela elaboração de todos os projetos”, explica o prefeito.

Obras acontecerão em etapas

Para atender a maior quantidade possível de bairros de Irati, Emiliano conta que os projetos de engenharia serão elaborados integralmente, mas que as obras serão feitas por etapas.

“Nós estamos pensando em fazer em três etapas. Por exemplo, Vila Raquel está sendo produzido também o projeto agora. Finalizando na Vila Raquel a etapa 1, nós teremos 2,1 quilômetros, daí nós teremos a etapa 2, que provavelmente vai ficar para o próximo ano, e a etapa 3 no ano de sequência. Por que nós estamos separando os bairros em três anos? Porque são 35 quilômetros ainda de estrada em Irati, 20% leito natural e 20% [vias de terra] que são de pedra regular”, detalha Emiliano.

Além do asfalto, as obras contemplam melhorias na urbanização, com calçadas, galerias de águas pluviais e arborização.

“Com os R$ 35 milhões nós vamos conseguir pavimentar de 13 a 14 quilômetros. Isso contando com calçadas, estruturas, então ainda vai faltar uma boa parte. Por isso que esse valor nós vamos separar em etapas, por bairros, e a gente vai começar a pavimentar um pouquinho em cada bairro”, adianta o prefeito.

Parte técnica

A correta elaboração de todos os projetos técnicos será o próximo passo para garantir que os recursos sejam liberados e as obras possam ter início. 

Para isso, o município tem o prazo de quatro meses. “O maior desafio nosso, o maior gargalo agora, é produzir [os projetos] em tempo hábil, em 120 dias. Mas com uma empresa nova vencendo a licitação, a gente vai conseguir acelerar essa produção de projetos. Então, o que vai dar vazão para a gente concluir esses R$ 35 milhões”, afirma Emiliano.

Programa grandioso

A ampliação do programa Asfalto Novo, Vida Nova anunciada nesta segunda-feira (2) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior para atender municípios de 50 mil a 100 mil habitantes, beneficiará mais 14 cidades paranaenses.

“Com essa nova etapa, vamos chegar a pavimentar 100% das vias urbanas de 377 cidades do Estado, retirando a poeira e a lama das casas das pessoas”, afirmou Ratinho Júnior.

As cidades atendidas nessa etapa do programa são: Cambé, Campo Mourão, Castro, Cianorte, Fazenda Rio Grande, Francisco Beltrão, Irati, Paranavaí, Pato Branco, Piraquara, Rolândia, Sarandi, Telêmaco Borba e União da Vitória. De acordo, com a Secretaria de Estado das Cidades (Secid), que coordena o programa, a delimitação tomou como base os indicadores do Censo 2010 do IBGE, por isso algumas cidades que registraram um aumento demográfico mais acentuado nos últimos anos também foram contempladas.

Os investimentos serão de R$ 580 milhões, o que permitirá a pavimentação de 426 quilômetros de vias urbanas, beneficiando cerca de 1,3 milhão de pessoas.

Segundo a Secid, o Asfalto Novo Vida Nova é o maior programa de pavimentação urbana da América do Sul, com obras que impactam diretamente na qualidade de vida da população paranaense.

Desde o lançamento do Asfalto Novo, Vida Nova, o programa já abrangia outros 363 municípios com menos de 50 mil habitantes, também de acordo com dados do Censo 2010. Entre obras concluídas, em andamento ou convênios firmados, estas localidades já receberam aproximadamente R$ 1,6 bilhão em repasses diretos do tesouro estadual no âmbito do programa.

Quantos quilômetros de pavimentação cada cidade precisa?

Um diagnóstico atualizado sobre as carências de pavimentação na malha urbana dos municípios foi apresentado pelas prefeituras, o que permitiu que a equipe técnica da Secid dimensionasse o total de quilômetros a serem asfaltados em cada localidade, chegando ao cálculo de 426 novos quilômetros de pavimentos.

Além da pavimentação, o programa Asfalto Novo, Vida Nova envolve a melhoria integral das condições de urbanização e, por consequência, a mobilidade das cidades, como enfatiza o governador. “Esse projeto não contempla apenas os asfaltos, mas a instalação de galerias de águas pluviais para conservação do solo e de calçadas com acessibilidade para dar segurança aos pedestres, as pessoas com deficiência, os idosos e as mães que andam com crianças pequenas”, acrescentou.

Complementando as ações de infraestrutura urbana, o Governo do Estado também lançou, em fevereiro deste ano, o programa Ilumina Paraná. Com orçamento de R$ 300 milhões, o Governo do Estado visa substituir a iluminação pública tradicional por lâmpadas de LED em todos os municípios paranaenses até o final de 2026. O programa envolve a substituição de luminárias e braços de fixação, além do descarte adequado dos equipamentos antigos, modernizando a infraestrutura de iluminação pública nos municípios.

Empregos

Outro reflexo direto do Asfalto Novo Vida Nova já sentido nos municípios é a geração de empregos por meio da indústria da construção civil, fato lembrado pelo secretário estadual das Cidades, Guto Silva. “Esse é o um programa que atua como um importante vetor de empregos devido aos altos investimentos envolvidos, e cujas melhorias nas condições estruturais das cidades tem ajudado a reverter o fluxo migratório das metrópoles para as pequenas e médias cidades do Paraná, conforme já comprovado no último Censo”, pontuou.

 

Letícia Torres

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