Irati é destaque na oferta de educação técnica e superior gratuita para estudantes da região

Por Redação 4 min de leitura

Além dos estudantes do município, moradores de cidades próximas como Inácio Martins e São Mateus do Sul veem Irati como uma oportunidade de desenvolvimento através de estudos nos cursos da Unicentro e também no Instituto Federal do Paraná.

Irati é um centro de referência educacional tanto para estudantes do município quanto de cidades vizinhas. Instituições de ensino como o Instituto Federal do Paraná (IFPR) e a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), além de diversas instituições privadas de ensino, desempenham um papel fundamental no oferecimento de oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.

Telma Araszewski Novakoski é moradora de São Mateus do Sul e vem a Irati todos os dias para estudar na Unicentro, em um trajeto que demora uma hora e meia. “Decidi vir para Irati estudar na Unicentro porque sei que é uma grande oportunidade de ingressar em uma universidade pública, já que em São Mateus não tem. Venho todas as noites de Van. Apesar da distância, agora temos a pavimentação asfáltica, o que torna a rotina um pouco menos cansativa”, descreve Telma.

Ela enfatiza a importância da Unicentro para estudantes de toda a região, pois muitas vezes não há opções de ensino superior gratuito na cidade onde eles moram. “Eu vejo Irati como uma cidade que disponibiliza inúmeras oportunidades para seus cidadãos devido a Unicentro estar presente, oferecendo cursos de ensino superior, os quais são essenciais para o desenvolvimento da sociedade”, comenta.

Outra estudante que viu Irati como uma oportunidade de crescimento pessoal é Suelen Ginko, que mora em Inácio Martins e também vem estudar na Unicentro.  Sua rotina diária é cansativa, pois normalmente ela chega em casa na madrugada do dia seguinte. “Eu saio de casa às 16h30. Às 17h15 eu pego o ônibus e chego em Irati por volta das 18h. Eu chego na Unicentro por volta das 19h. Depois, para voltar, eu tenho que sair 22h15 e eu chego em casa entre meia-noite a meia-noite e meia. Todos os dias saio, vou para a faculdade e volto de madrugada”, descreve Suelen.

Apesar do desafio que enfrenta, ela vê em Irati uma oportunidade de desenvolvimento pessoal através dos estudos e diz que até pretende em breve morar no município. “Eu vejo como uma grande oportunidade para mim e, futuramente, talvez daqui alguns meses, eu pretenda ir morar em Irati também para facilitar mais, porque é muito difícil chegar, sair mais cedo de casa, chegar cansada na faculdade, estudar e voltar para casa de madrugada”, relata.

Instituto Federal do Paraná

Além da Unicentro, o Instituto Federal do Paraná (IFPR) – campus Irati também oferece formação técnica e tecnológica de graça a estudantes de toda a região. “Há 13 anos o IFPR começou suas atividades com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento da Educação, Ciência e Tecnologia em Irati e região. A nossa instituição oferta muitas outras atividades além de uma educação gratuita e de qualidade. Também proporcionamos aos nossos estudantes oportunidades que vão desde atividades esportivas, artísticas e culturais, até possibilidades de intercâmbios, olimpíadas, iniciativas científicas e de extensão. Tudo isso com o objetivo de garantir que eles tenham a melhor educação e também de fomentar pesquisas que atendam às demandas da sociedade local”, explica a diretora-geral do IFPR – campus Irati, Ana Cláudia Radis.

Segundo ela, os estudantes têm a oportunidade de colocar em prática aquilo que aprendem em sala de aula através de parcerias do instituto com empresas. “As parcerias feitas