facebook

Política em Questão - Por Ciro Ivatiuk e Letícia Torres

12/04/2024

Política em Questão - Por Ciro Ivatiuk e Letícia Torres

MDB deverá apoiar a pré-candidata Ieda

O presidente do MDB de Irati, Josué Hilgemberg, contou que a sigla não deverá ter candidato próprio a prefeito nas eleições 2024. Segundo Josué, o MDB deverá apoiar a pré-candidata a prefeita do PSDB, atual vice-prefeita de Irati, Ieda Waydzik. “O MDB vai firme com a Dra. Ieda”, disse o presidente do MDB. 

 

Dança das cadeiras 

Ao fim da janela partidária, dos vereadores eleitos que compõem a Câmara Municipal de Irati, apenas três permanecem no mesmo partido. Oito vereadores aproveitaram a janela e ingressaram em outros partidos. Cezar Batatinha - era do PSD e foi para o União Brasil; Dr. João Henrique - era do PV e foi para o PP; Helio de Mello - era do PV e foi para o PL; Nego Jacumasso - era do PSD e foi para o PSDB; Tere da Anapci - era do Podemos e foi para o PL; Vera Gabardo - era do PV e foi para o MDB; Wilson Karas - era do PSDB e foi para o PL. Jorge Zen, que ocupa a vaga deixada por Ronaldão (licenciado para tratamento de saúde), era do PSDB e foi para o MDB.

 

Ficaram

Na Câmara Municipal de Irati, não trocaram de partido: Cesar Jacumasso, que fica no MDB; e no PSDB permanecem os vereadores Nato Kffuri e Ronaldão.

 

 

PL, PSDB e MDB têm mais vereadores em Irati

No cenário atual, considerando os 11 vereadores de Irati – devido à situação do Ronaldão, que realiza tratamento contra o câncer – as maiores bancadas são do PL (presidido por Felipe Lucas), PSDB (presidido por Ico Andreassa) e MDB (presidido por Josué Hilgemberg), em que cada partido tem três vereadores. Além destes, na composição do Legislativo Iratiense, o União Brasil tem um vereador e o PP tem um vereador.

 

PSD deixa de ter vereadores em Irati

O PSD sai enfraquecido em Irati após a janela partidária. O partido, que tem pré-candidato a prefeito na cidade, tinha dois vereadores e agora não tem nenhum representante no legislativo.

 

PV e Podemos também não terão

Ainda em Irati, o PV que tinham dois vereadores deixou de ter e o Podemos que tinha um também não tem mais.

 

Alunos especiais de Teixeira Soares terão mais auxílio 

Em Teixeira Soares, a Lei Municipal nº 2.117, de autoria do vereador Marcelo Acordi, torna obrigatória a atuação de profissionais com certificação para atendimento a alunos com necessidades especiais nas escolas, tanto da rede pública de ensino, como na particular.  Os pais e professores comemoram esta lei. Paula Michele Marchinski, que além de professora é mãe do pequeno Caio, aluno da rede municipal, é uma das pessoas que está contente. Segundo ela, com a edição da lei os educadores terão mais conhecimento e qualificação para atender e auxiliar as crianças com necessidades especiais.

 

Prefeito de Mallet se reúne com Sandro Alex 

Nesta semana, o prefeito de Mallet Moacir Szinvelski esteve em Curitiba, na Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná. Moacir foi recebido pelo secretário Sandro Alex e pode conversar sobre importantes projetos do município. O prefeito de Mallet conta que a reunião foi muito produtiva. “O secretário nos acenou com excelentes notícias e da possibilidade de um aporte financeiro”, afirmou Moacir, acrescentando que em breve dará mais informações sobre as novas conquistas.

Comentários

Edição 1594
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580