03/05/2024
Durante a inauguração da PR-364
Depois de o governador Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD) ter afirmado, no início de abril (quando esteve em Irati para inaugurar o Complexo Social Cidade do Idoso), que Irati tem três bons nomes para a disputar o cargo de prefeito: Ieda Waydzik (PSDB), Emiliano Gomes (PSD) e Rafael Lucas (Podemos), no final de abril (ao retornar à região para inaugurar a PR-364), ele foi questionado novamente sobre o tema. Ao responder, o governador falou sobre São Mateus do Sul e Irati: “O partido teve o prazo agora até o dia 06, não só o nosso, mas todos os partidos, para se organizar em termos de candidaturas, filiações de candidatos a vereador, a prefeitos, vice-prefeitos. Agora, até junho, julho, que começam as convenções, então vai ter a consolidação dos candidatos, mas é lógico que em São Mateus do Sul eu tenho um compromisso com a prefeita Fernanda, que está fazendo um grande trabalho na sua gestão. Aqui em Irati o Emiliano, ele está no partido, apesar de também ter outros nomes de partidos aliados nossos, lá na frente vai ter que se conversar sobre a construção de uma aliança”, afirmou o governador Ratinho Júnior.
São Mateus do Sul - Apoio enfático
Quanto a São Mateus do Sul, o governador Ratinho Júnior foi enfático no apoio à reeleição da atual prefeita Fernanda Sardanha. “É lógico que em São Mateus do Sul eu tenho um compromisso com a prefeita Fernanda, que está fazendo um grande trabalho”, afirmou.
Irati - Apoio a ser definido futuramente
Quando falou sobre Irati, o governador foi bem menos incisivo sobre qual candidato apoiará e disse que futuramente serão necessárias alianças. “Em Irati, o Emiliano, ele está no partido, apesar de também ter outros nomes de partidos aliados nossos, lá na frente vai ter que se conversar sobre a construção de uma aliança”, afirmou Ratinho Júnior. E dois dos três pré-candidatos a prefeito de Irati que o governador tinha citado como “bons nomes” estavam junto com Ratinho Júnior no evento de inauguração da estrada Irati – São Mateus: Emiliano Gomes e Rafael Felipe Lucas.
Postura de vice-prefeita
Caso o pré-candidato Emiliano Gomes (PSD) venha a se confirmar como candidato a prefeito de Irati – o que só pode ocorrer nas convenções partidárias –, é grande a probabilidade de que a candidata a vice-prefeita que o acompanhará seja a médica e chefe da 4ª Regional de Saúde Larissa Mazepa (Republicanos). Ela já demonstra publicamente uma postura de pré-candidata a vice-prefeita. Lembrando que Larissa já concorreu a este cargo nas eleições de 2016, quando foi candidata a vice de Odilon Burgath (PDT). À época, Larissa concorreu contra Emiliano Gomes. Em 2016, Derbli (PSDB) foi eleito prefeito de Irati pela primeira vez, com 18.065 votos; Odilon (PDT) que buscava a reeleição ficou em segundo lugar com 8.029 votos; e Emiliano (PV) em terceiro, com 5.028 votos.
Possíveis vice-prefeitos
Caso o pré-candidato Rafael Felipe Lucas (Podemos) venha a ser candidato a prefeito de Irati, dois nomes são cogitados para disputarem as eleições ao lado dele como vice. São eles, o ex-presidente da Câmara Municipal de Irati Helio de Mello (PL) e a vereadora Tere da Anapci (PL).
Festas do Trabalhador
Em Irati, aproximadamente 1450 atletas participaram da 53ª edição do Torneio do Trabalhador, que teve sua abertura oficial e a tradicional costela fogo de chão, no dia 1º de maio – quando também ocorreu o Bingão do Trabalhador. Em Rio Azul, as comemorações deste dia 1º foram no Parque da Pedreira, com programação diversificada, que incluiu gincana entre as associações locais, caminhada, bênção, baile e show com Chê Lokedo. Em Teixeira Soares, o Torneio do Trabalhador incluiu competições esportivas de futebol, futsal feminino, vôlei e futevôlei. Já em Fernandes Pinheiro a programação para os trabalhadores já tinha ocorrido no fim de semana do dia 28.