facebook

Política em Questão - Por Ciro Ivatiuk e Letícia Torres

04/03/2024

Política em Questão - Por Ciro Ivatiuk e Letícia Torres

Eleições 2024 terá debates promovidos pela Najuá e Hoje Centro Sul

O Jornal Hoje Centro Sul e a Rádio Najuá já começaram a trabalhar para a organização dos debates entre os futuros candidatos a prefeito de Irati e dos municípios da região. Os debates deverão acontecer nos meses de agosto e setembro, como de costume. Trata-se de um espaço democrático para que os postulantes ao cargo de prefeito possam expor seus pensamentos para tentar convencer os eleitores.

PSD em Irati

O PSD é o partido do governador Ratinho Júnior. Em Irati, há alguns meses já o presidente do Diretório Municipal do PSD é o prefeito Jorge Derbli. Portanto, a articulação de quem será o candidato a prefeito da sigla nas eleições de outubro e a composição para definir o vice caberá a Derbli. Recentemente, Derbli chamou Emiliano Gomes (que foi o candidato do PSD nas eleições de 2020) para conversar e tentar compor. Mas a conversa “não rendeu” e Emiliano pediu para se desfiliar do partido. Restam os trâmites burocráticos a serem feitos. 

Possibilidade

Provavelmente Emiliano Gomes deverá se filiar ao Republicanos. 

Ieda é a sucessora natural de Derbli

A pré-candidata natural à sucessão de Derbli é a atual vice-prefeita Ieda Waydzik. Em seu favor, Ieda conta com o apoio de Leandre Dal Ponte (PSD) – deputada federal eleita mais bem votada de Irati (ela obteve 9.418 votos no município). Além disso, Leandre se licenciou do cargo de deputada para atender o convite do governador Ratinho Júnior e cuidar da Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa.

Muitos boatos

Tem muito “diz que disse” nesta época pré-eleitoral, normalmente propensa à criação de boatos e mentiras para “ver se cola”. Vale questionar: O governador iria contra seu partido e contra a deputada federal mais votada de Irati e sua parceira na gestão do Estado para apoiar outro candidato? Lembrando que foi o Diretório Estadual do PSD que entregou o comando do partido para Derbli.

Zaqueu assume como prefeito de Imbituva

O vice-prefeito de Imbituva, Zaqueu Bobato assume o comando do município nesta sexta-feira (01). Ele permanece no cargo por 30 dias, período em que Celso Kubaski se licencia. Como ambos trabalham em sintonia, não deverão ocorrer mudanças substanciais neste período, mas sim a continuidade dos projetos da gestão.

Pavimentação do Alto da Glória II

Nesta semana, na terça-feira (27), ocorreu uma importante reunião na Prefeitura de Irati, envolvendo os setores de engenharia e obras e os moradores do bairro Alto da Glória ll. Em discussão, a pavimentação das ruas do bairro, com a cobrança de contribuição de melhoria dos moradores. A vice-prefeita Ieda Waydzik foi quem conduziu a reunião, que foi muito produtiva.

Comentários

Edição 1594
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580