facebook

Política em Questão - Por Ciro Ivatiuk e Letícia Torres

10/07/2023

Política em Questão - Por Ciro Ivatiuk e Letícia Torres

“Parceiros em desafios pesados”

Durante a Caravana Paraná Unido Pelas Mulheres em Irati, na quinta-feira (06), a prefeita de Fernandes Pinheiro, Cleonice Schuck, frisou a importância do apoio masculino às líderes. Em especial, ela agradeceu a força que sempre recebeu dos deputados Alexandre Curi (estadual) e Sandro Alex (federal). Segundo ela, em todos os anos da sua atuação como prefeita e como presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS/Amcespar) Sandro e Curi foram “parceiros em desafios pesados”.  

Prefeitos em defesa dos direitos das mulheres

Em Irati, a Caravana Paraná Unido Pelas Mulheres reuniu grande número de prefeitos da Amcespar e da Amsulpar. Participaram das discussões sobre políticas públicas para as mulheres os prefeitos de Irati, Jorge Derbli; de Rebouças Luiz Everaldo Zak; de Imbituva, Celso Kubaski; de  Guamiranga, Marcelo Leite; de Inácio Martins, Júnior Benato; de Fernandes Pinheiro, Cleonice Schuck; de São Mateus do Sul, Fernanda Sardanha; e de Porto Vitória Marisa de Fátima Ilkiu de Souza.

Tradicionalismo para festejar os 116 anos de Irati

Sábado da semana que vem, dia 15 de julho, Irati comemora 116 anos de emancipação política. Os preparativos finais para o 33º Rodeio de Integração de Irati estão a todo vapor e além deste evento, neste ano a cidade receberá CTGs de todo o Brasil para o Encontro Nacional, que será nos dias 20, 21, 22 e 23, também no CT Willy Laars.  E além das atrações tradicionalistas, já começaram as solenidades de inauguração de obras, tradicionais neste período festivo de julho.

Agroindústria do pinhão

Na quarta-feira (5), Inácio Martins sediou a 2ª Oficina do Pinhão do programa Vocações Regionais Sustentáveis (VRS), da Invest Paraná. Participaram do evento, o prefeito anfitrião, Júnior Benato; o presidente da Amcespar, prefeito de Irati, Jorge Derbli; e o prefeito de Rebouças, Luiz Everaldo Zak. A oficina foi sobre o beneficiamento da semente da araucária, para que o pinhão e seus subprodutos possam ser oferecidos ao mercado consumidor pinhão durante o ano inteiro. Uma unidade de processamento de pinhão (agroindústria do pinhão) deverá ser construída em Inácio Martins. A agroindústria é uma iniciativa do Consórcio Intermunicipal para Desenvolvimento Regional (Conder) e deverá atender produtores de toda a região.

Leandre entrega retroescavadeira para Irati

Na tarde quinta-feira (06), a deputada federal Leandre Dal Ponte fez a entrega de uma retroescavadeira para a Prefeitura Municipal de Irati. A solenidade foi realizada em frente à Secretaria Municipal Agricultura de Irati, localizada na avenida Vicente Machado.

A força das MEIS

O Paraná registrou saldo positivo de 66.243 novas empresas no primeiro semestre de 2023, de acordo com o  relatório  divulgado nesta quinta-feira (6) pela Junta Comercial do Paraná (Jucepar). Essa é a diferença de 145.890 aberturas e 79.647 baixas. Do total de empresas abertas neste primeiro semestre, a maioria corresponde a MEIs, 75,14%, outros 22,32% foram LTDA e 2,17% tiveram registro como Natureza Jurídica Empresário. Os outros segmentos tiveram percentual pequeno: S/A (fechada) (0,22%), S/A (aberta) (0,03%) e Cooperativa (0,07%).

Comentários

Edição 1594
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580