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Resultado final da licitação para pavimentar a PR-990 entre Rebouças e a PR-364 é publicado

Após análise de recurso e contrarrazões, foi confirmada a empresa TCE Engenharia Ltda. como vencedora, com proposta de preço negociada de R$ 87,3 milhões, e por ter toda sua documentação habilitada pela comissão de contratação do DER/PR.

07/05/2024

Resultado final da licitação para pavimentar a PR-990 entre Rebouças e a PR-364 é publicado

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), publicou o resultado final da licitação para pavimentar a PR-990, rodovia de ligação entre Rebouças e a PR-364, na região Centro Sul. O governador Carlos Massa Ratinho Junior inaugurou nesta sexta-feira (26) a nova pavimentação da PR-364 no trecho entre São Mateus do Sul e Irati. No total, foram pavimentados 45 quilômetros nos dois sentidos e revitalizados quase 4 km, totalizando 49 quilômetros de melhorias.

Após análise de recurso e contrarrazões, foi confirmada a empresa TCE Engenharia Ltda. como vencedora, com proposta de preço negociada de R$ 87,3 milhões, e por ter toda sua documentação habilitada pela comissão de contratação do DER/PR.

O próximo passo é a homologação deste resultado, também publicada em Diário Oficial e no portal Compras Paraná, seguida pela formalização do contrato e emissão de Ordem de Serviço. O prazo para execução das obras será de 540 dias corridos (18 meses).

"A rodovia mais jovem do Paraná é a PR-990, ela vai ligar Marmeleiro a Rebouças, com conexão à 364, ligando a cidade ao progresso que a rodovia vai nos trazer. Estamos prontos, para que a empresa inicie essa conexão com a cidade de Rebouças. O governo estadual está presente em todos os municípios da região, que tem muitos desafios, com rodovias que são sonhadas há muitos anos", disse o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.

Está prevista a pavimentação de 12,6 quilômetros da PR-990, com duas faixas de rolamento de 3,5 metros de largura e acostamentos de 2 metros em ambos os lados. O pavimento será de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ) com espessura de 5 centímetros, sobre base de brita graduada simples.

O projeto inclui a substituição da ponte sobre o Rio do Salto por uma nova estrutura, com duas faixas de 3,5 m e acostamentos de 2 m, e barreiras de concreto New Jersey nas laterais. A ponte terá extensão de 43,80 metros, largura de 11,80 metros e vão-livre de 35 metros.

Os bueiros existentes no trecho serão substituídos por peças maiores, para facilitar inspeção e limpeza. Também haverá implantação de três novos canais de concreto em locais onde rios de pequeno porte cruzam a rodovia.

A PR-990 receberá sinalização horizontal, nova sinalização vertical e defensas metálicas nos pontos de risco. Será implantada ainda iluminação viária em interseção com via municipal, na altura do km 6+250.

Texto: Agência Estadual

Foto: Divulgação

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