08/05/2025
Na tarde desta quinta-feira, 8 de maio, o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi escolhido como o novo Papa Leão XIV, após a quinta votação do conclave que reuniu 133 cardeais na Capela Sistina. A fumaça branca que subiu, sinalizando a escolha do novo pontífice, trouxe alvoroço e expectativa entre os fiéis que aguardavam o anúncio oficial do Vaticano.
Prevost, de 69 anos, fez sua aparição na sacada da Basílica de São Pedro logo após ser anunciado em latim pelo cardeal Dominique Mamberti. Em seu primeiro discurso, o novo papa fez uma saudação inicial centrada na paz: "A paz esteja com todos vocês. Esta é a primeira saudação do Cristo ressuscitado. Eu também gostaria que essa saudação de paz entrasse no coração de vocês", declarou.
Sendo o primeiro papa norte-americano da história, Prevost assume sua posição em um momento desafiador para a Igreja Católica, que enfrenta uma gradual perda de fiéis e a alta popularidade de seu antecessor, o papa Francisco. Há uma expectativa em torno de como Prevost conduzirá sua liderança e se seguirá a agenda reformista implementada pelo papa Francisco.
"Queremos ser uma igreja sinodal, que avança, que busca sempre a paz, a caridade, sempre estar próxima, principalmente daqueles que sofrem", ressaltou Prevost em seu discurso, reiterando seu compromisso com uma Igreja mais inclusiva e atenta às necessidades da sociedade.
Natural de Chicago, Prevost construiu sua carreira eclesiástica no Peru e foi promovido a cardeal por Francisco há apenas dois anos. Sua eleição reflete a tendência apontada antes do conclave de buscar um sucessor que assegure a continuidade e mantenha um perfil pragmático. Em seu primeiro pronunciamento como papa, ele não se esqueceu de agradecer ao seu antecessor: "Obrigado, papa Francisco".
Os fiéis agora aguardam ansiosos a continuidade dos anúncios e orientações do novo líder da Igreja Católica
Da Redação