02/09/2024
Clima amistoso
O primeiro debate entre os candidatos a prefeito de Irati ocorreu na noite da última quarta-feira (28) e transcorreu num clima tão amistoso que nem parecia que Ana Radis (PT), Emiliano Gomes (PSD) e Rafael Lucas (Podemos) são oponentes e que, dos três, apenas um será eleito prefeito de Irati. As exceções foram poucas farpas entre Emiliano e Rafael sobre os temas saúde, parcerias público-privadas e apoios políticos.
Apenas um pedido de direito de resposta
Houve apenas um pedido de direito de resposta, feito pelo jurídico de Rafael Lucas, pelo fato de Emiliano Gomes (PSD) ter dito nas considerações finais que a candidatura Rafael-Ieda é a “candidatura da continuidade, de 30 anos mais ou menos de união entre caciques”. O pedido foi negado.
Origens
Ao atacar lideranças políticas mais velhas e dizer que sua candidatura é a “renovação”, Emiliano Gomes (PSD) estaria negando suas origens? Vale lembrar que o primeiro prefeito de Irati foi o Coronel Emílio Gomes, tataravô de Emiliano. O bisavô de Emiliano foi prefeito de Irati por quatro vezes e seu avô foi vereador.
O governador
Emiliano Gomes (PSD) afirma que tem o apoio do governador Ratinho Júnior. Rafael Lucas (Podemos) enfatiza que é amigo do governador há muitos anos e que Ratinho “é uma pessoa decente”. Por isto, segundo Rafael, o governador continuará destinando recursos a Irati independente de qual dos três candidatos ganhe a eleição.
Estudantes acompanham o debate
Na faculdade São Vicente, um telão foi montado para os alunos acompanharem o debate entre os candidatos a prefeito de Irati, que ocorreu na noite de quarta-feira (28). A instituição conseguiu envolver os acadêmicos na discussão sobre o processo eleitoral, o que colabora para a formação crítica plena dos estudantes.
Parceria
As faculdades São Vicente e Campo Real, que oferecem o curso de direito presencialmente em Irati, foram parceiras da Rádio Najuá e Jornal Hoje Centro Sul no debate, colaborando com a coleta de perguntas, junto à população.
Inelegibilidade
A juíza Ana Paula Menon Loureiro Pianaro Angelo, da Vara de Fazenda Pública de Imbituva, indeferiu pedido de liminar do candidato a prefeito de Imbituva Bertoldo Rover (PSD) que pedia a anulação da decisão do Tribunal de Contas do Estado que desaprovou as contas dele quando prefeito de Imbituva (entre 2013 e 2020). A desaprovação das contas deixa Bertoldo inelegível para o pleito municipal de outubro, por ser uma das cláusulas de inelegibilidade previstas na Lei da Ficha Limpa.