25/07/2025
A Igreja Nossa Senhora da Luz realiza a Festa, que é considerada a Festa de São Cristóvão mais antiga do Brasil, entre os dias 24 e 27. No domingo (27) acontece o ponto alto do evento, a procissão e bênção dos veículos, que será na rua 19 de dezembro, assim como ocorreu no ano passado
A 77ª Festa de São Cristóvão e a 24ª Festa do Agricultor acontecem neste final de semana, entre os dias 24 e 27 de julho, na Paróquia Nossa Senhora da Luz, em Irati.
Nos dias 24, 25 e 26 acontece o Tríduo a São Cristóvão, a partir das 19h. Já na sexta-feira (25) haverá venda de churrasco e demais alimentos. A animação será do Grupo Gaitaço, a partir das 20 horas.
No sábado (26), a 24ª Festa do Agricultor começará às 18 horas com uma Missa pelos Agricultores e bênção de sementes. Também haverá venda de churrasco e demais alimentos. Haverá show do grupo Tchê Embalo a partir das 19h30.
No domingo (27), a programação da 77ª Festa de São Cristóvão em Irati, que é considerada a mais antiga do Brasil, tem início cedo, às 8 horas com a Missa Solene pelos Motoristas. A partir das 9h30 acontece a tradicional procissão, com bênção de veículos e tratores. A bênção será na rua 19 de dezembro, como aconteceu no ano passado. Os carros e motos serão abençoados em frente a Panificadora Italiano e os caminhões em frente ao Restaurante Italiano, nas proximidades do Ivasko da 19.
Na Paróquia Nossa Senhora da Luz haverá venda de churrasco e demais alimentos também no domingo (27). Já a partir do meio dia está prevista a apresentação do Grupo Lida Madrugueira.
O pároco da Matriz Nossa Senhora da Luz, padre Wellington de Almeida Marcondes, convida todo a comunidade a participar do evento. “Nós levamos em primeiro lugar esta importância da oração e da espiritualidade. É claro que a festa tem tantos atrativos, que são as justas alegrias humanas, de assistirmos um show, de comermos um churrasco, nos confraternizarmos, mas estamos celebrando um Santo, e se estamos celebrando um Santo então esta parte espiritual é de suma importância. Convidamos a todos que além de participarem das atividades sociais da festa, que participem também dos momentos de espiritualidade, que é o Tríduo e a Missa propriamente dita”, destacou o padre Wellington durante entrevista à rádio Najuá na segunda-feira, dia 21.
Também participaram da entrevista os organizadores do evento Vanderlei Kawa e Oscar Muchau. Na oportunidade, Oscar alertou os motoristas para que cumpram a legislação de trânsito em todo o trajeto da procissão. As principais orientações são para o uso do cinto de segurança, não fazer zigue-zague e não consumir bebidas alcóolicas.
17ª Corrida de Rua já ocorreu
A 17ª Corrida de Rua ocorreu no último domingo, dia 20 de julho e reuniu competidores de todas as idades, que percorreram as principais ruas de Irati em percursos de 5 km e de 10 km. Neste ano, também houve a possibilidade de participar de uma caminhada de 3 km, que foi a novidade da prova.
De acordo com a organização, 647 pessoas participaram da 17ª Corrida de Rua, incluindo cerca de 90 crianças. Houve premiação com troféus do 1º ao 5º lugar e todos os participantes que concluíram as provas receberam medalhas. Também ocorreu a entrega de prêmios em dinheiro aos primeiros lugares.
“Parabenizamos a todos que participaram e contribuíram com nossa organização geral. O campeão geral dos 10 km foi o atleta de Rebouças, Tiago Rodrigues. E Murilo Machado, também de Rebouças, venceu correndo 5 km. No feminino, a vencedora foi Claudineia Silva, de Irati, que correu 10 km. E a campeã dos 5 km foi Sandra Rodrigues”, conta Vanderlei Kawa, um dos responsáveis pela organização da prova, junto com Ricardo Zig e Oscar Muchau.
Da Redação/Hoje Centro Sul