facebook

Dia do Livro Infantil é comemorado na Escola Municipal Padre Wenceslau

19/04/2024

Dia do Livro Infantil é comemorado na Escola Municipal Padre Wenceslau

Em alusão ao Dia do Livro Infantil, no dia 18 abril de 2024, a Escola Municipal Padre Wenceslau desdobrou-se em uma jornada de atividades singulares, com o objetivo de fomentar o hábito da leitura de maneira lúdica, ao passo que sublinha a sua relevância transversal em todas as áreas da vida social. Paralelamente, estimulou-se no leque das atividades realizadas a produção literária dos próprios alunos.

O pátio da instituição foi adornado com uma ampla seleção de obras literárias, postas à disposição dos educandos durante os recreios. Também, cada turma teve um tempo específico a seu dispor para percorrer a "biblioteca ao ar livre" e se entregar à leitura dos livros que despertassem seu interesse.

O ambiente foi cuidadosamente preparado com tapetes, murais e adereços que remetem ao universo mágico das narrativas infantis, enriquecendo a experiência dos participantes. A atividade contou, inclusive com a presença viva e emblemática da personagem Emília, do Sítio do Pica Pau Amarelo, que interagiu de forma cativante com os alunos, contribuindo para o aspecto lúdico do evento.

Em sala de aula, os docentes desenvolveram uma série de atividades relacionadas ao tema, em conformidade com a seriação dos alunos, destacando a confecção de mini-livros pelos próprios estudantes, instigando-os a explorar sua criatividade e expressão literária e comprovando que a produção literária é algo que deve ser acessível e democrático e que todos podem mergulhar neste universo de sonhos, mas também de saber.

Para os alunos, e para os docentes que confirmaram na expressão de alegria dos alunos o sucesso da atividade, o dia foi de imersão no rico universo da literatura infantil, honrando o Dia do Livro e motivando os alunos a abraçarem esta prática, tão indispensável para o seu crescimento pessoal, intelectual e educacional.

Podemos concluir dizendo que a leitura é uma ação libertadora que nutre a imaginação e enriquece os saberes, que nos transforma a cada palavra. É a âncora de uma sociedade mais esclarecida e de cidadãos mais plenos e conscientes de seu papel no mundo.

A leitura é a melhor maneira de nossos alunos acessarem o saber, viajarem no mundo das ideias e da criatividade, aprenderem a aprender continuamente e da escola alcançar com qualidade seu objetivo de formar plenamente seus alunos para a vida, para o trabalho e para o exercício da cidadania

A direção  escolar parabeniza toda equipe docente pelo empenho e comprometimento nesta empreitada. Da mesma forma enaltece a participação dos alunos, e também dos pais e responsáveis por estimularem suas crianças a adentrarem no universo da leitura e da escrita como hábito.

Conforme comenta a diretora Delci Schmidt Cararo:  "A leitura estimula a criatividade e o senso crítico dos nossos alunos. Entramos num mundo mágico de fantasia e faz de conta, além do despertar para novos conhecimentos,  abrindo  horizontes e informações. Como já dizia George Orwell: ‘Uma vida sem leitura é uma vida sem esperança’."

Que tais iniciativas perdurem, cresçam e se multipliquem !

Texto: Haroldo J Andrade Mathias/ Escola Pe. Wenceslau

Fotos: Divulgação Escola Pe. Wenceslau

Comentários

Edição 1594
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580