15/04/2025
Na tarde de quinta-feira (10), o Governo do Estado lançou a licitação para que seja construído o Hospital Municipal de Imbituva, um investimento de R$ 25 milhões da Secretaria de Estado da Saúde para melhorar a vida dos moradores do município e da região. O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, esteve em Imbituva para assinar a licitação, junto com o prefeito Bertoldo Rover e o deputado estadual Artagão Júnior.
O novo hospital terá 2.965 m², com 48 leitos e serviços de média complexidade, incluindo especialidades médicas como ortopedia, otorrinolaringologia, oftalmologia e obstetrícia. A estrutura também contemplará salas de cirurgia, centro de diagnóstico e ambientes planejados para garantir a segurança, o conforto e a humanização no atendimento.
Atualmente, a cidade dispõe apenas de um pronto atendimento, o que limita a capacidade de resposta às necessidades de saúde da população e faz com que moradores tenham que viajar para outras cidades para buscar atendimentos especializados.
👉 Receba as notícias do Hoje Centro Sul no seu celular
Para evitar estes deslocamentos, um plano de regionalização da saúde foi proposto pelo governador Ratinho Júnior e o Hospital de Imbituva faz parte deste plano, como explica o secretário Beto Preto. “Esses investimentos refletem nossa política de regionalização da saúde. Cada centavo aplicado significa vidas salvas e atendimento de qualidade garantido”, afirmou o secretário. Além disso, o serviço regionalizado torna mais eficaz o diagnóstico precoce de doenças e faz com que os tratamentos sejam mais rápidos, com maior adesão dos pacientes.
O prefeito de Imbituva, Bertoldo Rover, mencionou que o hospital permitirá a oferta de serviços de saúde mais humanizados. “Esse é um sonho antigo e não tenho dúvidas de que este hospital irá garantir atendimento digno e humanizado para nossa população”, destacou Rover.
A unidade está projetada para atender cerca de 30 mil moradores de Imbituva e de cidades vizinhas, reforçando a regionalização da assistência hospitalar.
Clínica de Fisioterapia
A construção de uma Clínica de Fisioterapia, com investimento de R$ 1,8 milhão, também foi anunciada durante o evento. A unidade terá 350 m² e contará com um salão amplo e moderno, equipado para a prática de cinesioterapia e mecanoterapia, técnicas fundamentais para a recuperação de pacientes com limitações motoras, dores crônicas ou em processo de reabilitação pós-cirúrgica.
O espaço também inclui um jardim sensorial ao ar livre que estimula os sentidos e promove bem-estar físico e emocional, favorecendo especialmente o tratamento de pessoas com deficiência ou em processo de reabilitação neurológica.
Da Redação/Hoje Centro Sul