11/08/2025
Ilumina Conder substitui lâmpadas em Irati e municípios da região; pedidos devem ser feitos pelo 0800
O Programa Ilumina Conder está sendo realizado em Irati, Teixeira Soares, Fernandes Pinheiro, Rebouças, Mallet e Inácio Martins para modernizar a iluminação pública nestas cidades. Quem precisar solicitar a troca de lâmpadas queimadas deve entrar em contato através do 0800.779.2000 ou do site www.iluminaconder.com.br para solicitar serviços
Desde o início do mês de julho, o Programa Ilumina Conder está sendo realizado nos municípios de Irati, Teixeira Soares, Fernandes Pinheiro, Rebouças, Mallet e Inácio Martins. Através dele, está ocorrendo a manutenção e a troca de lâmpadas queimadas na primeira etapa dos serviços, e na segunda etapa, a troca de lâmpadas comuns pelas de LED. A ação está sendo realizada através do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional (Conder), que integra a Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná (Amcespar).
A proposta é de desenvolver uma ampla modernização no sistema de iluminação pública e a iniciativa foi viabilizada por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), com contrato de concessão por 13 anos. O programa prevê a substituição completa das atuais luminárias por tecnologia LED, além de implantação de um sistema inteligente de telegestão, que permitirá maior eficiência na manutenção e redução de custos.
A economia projetada é de até 65% no consumo de energia elétrica para a iluminação pública, o que deve gerar uma folga orçamentária significativa para os municípios que aderiram ao Programa Ilumina Conder.
O presidente da Amcespar e Conder, prefeito de Rio Azul Leandro Jasinski, destacou a importância dessa PPP, que beneficiará a população regional, pois além de melhorar a iluminação das cidades, vai trazer segurança em todos os espaços públicos. “O nosso Consórcio Conder é um modelo e referência para o Brasil, fomos receber através da Amcespar um prêmio exclusivo em São Paulo esse ano, junto a B3-Bolsa de Valores. Estamos orgulhosos e parabenizamos a todos os técnicos e colaboradores que atuam na Amcespar e Conder pelo trabalho realizado junto a este programa e demais projetos viabilizados através do Conder, que vêm beneficiando os municípios da nossa região Centro Sul”, afirma Jasinski.
Por desenvolver o Programa 100% LED, inédito no Brasil, o Conder foi o 1º Consórcio a receber o Prêmio P3C, que reconhece iniciativas de destaque nacional em infraestrutura econômica, social e ambiental.
A modernização proposta no sistema de iluminação dos municípios inclui todas as vias públicas com posteamento, abrangendo também áreas de expansão urbana e distritos rurais.
Atendimento
A base administrativa de atendimento regional do Programa Ilumina Conder fica no município de Irati, sede da Amcespar e do Conder. Está formada por uma equipe administrativa, sob a gestão de um engenheiro civil e um engenheiro eletricista, além de técnicos eletricistas e motoristas. A unidade atende de segunda a sexta feira, com equipes diurna e noturna, atuando conforme a escala junto aos 06 municípios consorciados.
O atendimento ao público é feito exclusivamente através do canal de atendimento 0800.779.2000 ou da abertura de chamada via www.iluminaconder.com.br.
Somente nesses canais de atendimento o cidadão pode fazer a sua chamada e acompanhar a sua solicitação, que deve conter endereço (rua e número) e nome para o atendimento de troca de lâmpadas queimadas.
A sede regional da unidade do Ilumina Conder está instalada na BR 277 km 1, Serra dos Nogueiras, Irati-PR.
A Ilumina Conder
A Ilumina Conder é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE), que é um modelo de organização empresarial pelo qual se constitui uma nova empresa, limitada ou sociedade anônima, com um objetivo específico.
Assim, a Ilumina Conder foi constituída como sociedade anônima exclusivamente para a prestação de serviços de iluminação pública nos Municípios de Fernandes Pinheiro, Inácio Martins, Irati, Mallet, Rebouças e Teixeira Soares. A escolha pela modalidade de sociedade anônima atende os princípios e preceitos éticos da Ilumina Conder, já que esse tipo de sociedade privilegia a transparência de demonstrações contábeis, inclusive com a publicação de balanços, demonstrando seriedade para os investidores e permitindo um controle mais rígido da condução da companhia, tanto pelos órgãos de fiscalização quanto pela sociedade e pelos beneficiários do serviço.
Segurança e monitoramento
Rodson Lopes, um dos diretores da empresa Engeluz – vencedora da PPP da Iluminação Pública –, disse que além da iluminação, o sistema de operação atende e abre a possibilidade para a integração de câmeras de monitoramento e inteligência artificial.
Segundo ele, existem casos de municípios em que os recursos da Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública foram autorizados a custear sistemas de segurança, integrando câmeras de vigilância, com reconhecimento facial e leitura de placas de veículos.
Esses dados são compartilhados com as forças de segurança do Estado, aumentando o alcance da fiscalização e prevenção de crimes.
Da Redação/Hoje Centro Sul, com informações Conder