facebook

Mobiliários adaptados promovem mais inclusão em escolas municipais de Irati

Nove alunos com deficiência física/neuromotora passam a utilizar os mobiliários adequados às suas necessidades

25/08/2023

Mobiliários adaptados promovem mais inclusão em escolas municipais de Irati

Em mais um investimento em educação e inclusão, a Prefeitura de Irati, através da Secretaria de Educação, realizou na terça-feira (22), na Faculdade São Vicente, a entrega de nove mobiliários adaptados para alunos com deficiência física/neuromotora. Os mobiliários passam a integrar as salas de aula de escolas do município e CMEIs, atendendo os alunos que necessitam dessa adequação. A entrega faz parte do cronograma da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, que ocorre de 21 a 28 de agosto.

Os mobiliários adaptados eram uma demanda para acomodar melhor os alunos, oferendo mais conforto durante as aulas e inclusão perante a turma, uma vez que eles passam a utilizar as mesmas carteiras e cadeiras que outros, porém adaptadas as suas necessidades.

Segundo a chefe do Setor de Educação Especial, Vanderleia Golinski, a entrega representa uma conquista. “Foram muitos anos de conversas e planejamento até chegar nesse momento. Com ajuda das famílias, fisioterapeuta e administração hoje pudemos efetuar essa entrega que auxiliará muito na educação”, destaca.

Edilciane Dal Santo, mãe do aluno Théo Gabriel, conta que está muito contente com o novo mobiliário adaptado. “Estou muito feliz com a inclusão do meu filho e com esse presente que a gente ganhou, que vai melhorar muito o aprendizado. Somente dele estar indo para a escola regular junto com os outros alunos já mudou muita coisa, e agora mais ainda”, acrescenta.

Foram mais de três meses de trabalho e estudo para chegar ao resultado final. Segundo Alceu de Andrade Junior, fisioterapeuta e responsável pelas adaptações, o trabalho iniciou com uma avaliação para entender as necessidades de cada aluno e assim realizar a adaptação para a criança atendida. “Nós iniciamos com uma avaliação para assim criar um projeto personalizado, realizamos a montagem, as provas e chegamos nesse resultado”, aponta.

Alceu, que trabalha há 28 anos na área de ortopedia, agora especialmente com a Tecnologia Assistiva, a qual realiza as adequações posturais, destaca que se sente muito realizado em fazer esse trabalho e que isso traz mais confiança para os alunos atendidos. “É uma satisfação enorme fazer algo que facilite o aprendizado de crianças, além de promover a inclusão social. Assim como nós na infância tivemos a nossa carteira escolar, agora eles também têm essa oportunidade. É uma lembrança que fica para a vida toda”, acrescenta.

Antônio Lucas Lima, pai do aluno Lucca Hebron, destaca que a nova cadeira corrige a postura do seu filho, consequentemente proporciona conforto e melhor aprendizagem na escola. “Quando soube sobre a cadeira fiquei emocionado. Temos que nos adaptar a tudo e a Prefeitura vem com essa grande ajuda para ele. Estou feliz demais”, afirma.

A secretária de Educação, Jandira Girardi, conta que esse momento é um marco para a educação de Irati e que as adaptações vão ser gradativas. “Esse é um dos maiores avanços que tivemos até o momento e não vamos parar por aqui. As adaptações vão seguir na medida em que eles forem crescendo, assim como para novos alunos que entrarem em nossas escolas”, afirma.

A prefeita em exercício, Ieda Waydzik, participou da entrega dos mobiliários aos alunos e comenta que a gestão segue tendo como uma das suas prioridades a educação. “Ficamos felizes em participar desse momento, em que registramos mais uma conquista e a promoção da inclusão. Nosso trabalho continua sempre priorizando a qualidade do ensino em Irati”.

O prefeito licenciado Jorge Derbli também participou do evento.

Texto/Fotos: Assessoria PMI

Comentários

Edição 1594
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580