facebook

Programa Advocacia Vai à Escola premia redações de estudantes de escolas da região

O Projeto desenvolvido pela(OAB) - Subseção Irati visita colégios de Irati e região para propor discussões sobre direitos e deveres, além de convidar os alunos a desenvolverem redações sobre a importância da advocacia para a sociedade

23/08/2023

Programa Advocacia Vai à Escola premia redações de estudantes de escolas da região

Alunos de colégios de Irati, Fernandes Pinheiro e Teixeira Soares receberam na última sexta-feira (11) uma premiação em dinheiro e um certificado pelas melhores redações do programa Advocacia Vai à Escola, desenvolvido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Subseção Irati. Neste ano o projeto chegou em sua segunda edição e o tema da redação foi “A importância da advocacia para a sociedade”.

O programa leva profissionais da advocacia às salas de aula para explicar aos alunos como algumas leis funcionam e para debater a importância do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e do Conselho Tutelar. Após a vista, os alunos são convidados a enviarem de forma on-line suas redações e as melhores de cada município são premiadas.

O presidente da OAB subseção Irati, Mário Cézar Pianaro Angelo, destacou a importância do projeto que abrangeu 15 escolas dos três municípios e mais de 3 mil alunos. “Nessa edição nós conseguimos ampliar um pouco o alcance, regionalizamos o programa e tivemos visitações em escolas de Irati, Teixeira Soares e Fernandes Pinheiro. Tem sido muito gratificante o retorno que a gente tem recebido da comunidade escolar, dos diretores de escolas, pais e alunos que nos procuram para falar da iniciativa que tem sido bem recebida e isso anima bastante o pessoal, os voluntários, que estão diretamente envolvidos no projeto”, disse.

A coordenadora do programa Advocacia Vai à Escola, Adriana Krieger Freitas, avalia que existe pouco debate sobre direitos e deveres nas salas de aulas. “A gente buscou nas escolas levar um pouco de conhecimento da legislação. Eu vejo a falta que isso faz, pois mesmo nos cursos técnicos não tem todo esse conhecimento. O Estatuto da Criança e do Adolescente é utilizado para mostrar para eles que eles têm direitos, falamos também dos deveres, e que eles são protagonistas dessa lei”, descreve.

Além disso, os advogados voluntários explicam a importância do trabalho do Conselho Tutelar. “Também desmistificar o Conselho Tutelar, que sempre está presente em momentos de dificuldade dentro da escola, mas que ele também faz a proteção integral do aluno, tanto moral, quanto física e cognitiva. A intenção nossa é que os alunos tenham um futuro e construam a nossa sociedade de forma justa com conhecimento e é através do conhecimento das leis que a gente consegue”, diz Adriana.

Redações premiadas

Neste ano, as redações premiadas foram dos estudantes: Annie Caroline Monteiro Olenki, aluna da 7ª serie do ensino fundamental II do Colégio Estadual Nossa Senhora de Fátima, do Guamirim, em Irati; Breno Gabriel Almeida Padilha, estudante do 1º ano do ensino médio do Colégio Estadual do Campo do Rio D’areia de Cima, de Teixeira Soares; e Nícolas Santos Caetano, aluno do 3º ano do ensino médio do Colégio Estadual Getúlio Vargas, de Fernandes Pinheiro.

O dia da premiação coincidiu com o Dia do Advogado, comemorado no dia 11 de agosto. Além dos alunos premiados, os advogados presentes na cerimônia receberam dos colegas uma lembrança para comemorar a data.

Texto/Fotos: Lenon Diego Gauron/Hoje Centro Sul

Comentários

Edição 1594
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580